25/04/2024 - Edição 540

Comportamento

Casais impulsivos são mais felizes?

Publicado em 10/03/2016 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Um novo estudo da Universidade de Buffalo e publicado recentemente no Journal of Research in Personalityl lança uma nova luz sobre relacionamentos. De acordo com o texto, além de ser possível medir a felicidade em um relacionamento, as pesquisas indicaram que casais mais impulsivos – ou seja, que pensam menos sobre suas escolhas e decisões – são, em termos gerais, mais satisfeitos na relação.

Como pontua o Science of Us, é claro que uma afirmação dessas levanta ainda mais questões. Afinal, se ambos os membros do casal possuem altos níveis de impulsividade em suas escolhas, como garantir que o relacionamento dá certo? Por um lado, é possível pensar que, se os dois se comportam da mesma forma, o relacionamento pode ser muito volátil, o que significaria mais brigas, mais reações intempestivas e problemas que escalam rapidamente. Por outro lado, segundo o estudo, não é a primeira vez que a ciência indica que "essa compatibilidade é associada com uma correspondência maior de objetivos e preferências, minimizando os riscos na relação". 

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores selecionaram um grande número de dados coletados com base em informações dadas pelos próprios casais sobre seus relacionamentos. A partir daí, os cientistas chegaram a algumas hipóteses. A Hipótese da Volatilidade atesta que os efeitos negativos crescem em casais que possuem apenas um parceiro impulsivo, diminuindo a qualidade da relação. Já a Hipótese da Compatibilidade sugere que quanto mais similares em termos de impulsividade (seja ela alta ou baixa), melhor a qualidade da relação. Há também a Hipótese da Incompatibilidade, que sugere que quanto mais diferentes sejam os níveis de impulsividade entre os parceiros (um é extremamente impulsivo, por exemplo, enquanto o outro é tem impulsividade moderada), pior o relacionamento.

De acordo com os estudiosos, ainda é necessário mais tempo e profundidade de pesquisa para entender realmente como funciona a dinâmica entre um casal de pessoas impulsivas. Contudo, é possível identificar uma tendência despontando: quanto maior a possibilidade do casal explodir em brigas por conta de um excesso de desinibição, maiores também são as chances de se acertarem logo depois, uma vez que o relacionamento provavelmente é embasado em similaridades mais profundas e conectadas. Se esse é o tipo ideal de relacionamento para pessoas impulsivas em geral? Só a vivência dirá. 


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *