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Terça-Feira 19.out.2021

Ano X - Nº 463

Campo Grande

UEMS em Campo Grande vai receber alunos transferidos de outras instituições

Solicitação deve ser feita no próximo dia 4.

Postado em 26 de Fevereiro de 2016 - Redação Semana On

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A unidade da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) em Campo Grande abre a possibilidade de vagas para estudantes universitários de outras instituições que tenham interesse em transferência. A solicitação deve ser feita no dia 4 de março (sexta-feira da próxima semana), diretamente na coordenação do curso pretendido. A candidatura é gratuita.

Serão disponibilizadas vagas para os seguintes cursos: Artes Cênicas – Licenciatura;   Geografia – Bacharelado; Geografia – Licenciatura; Letras – Bacharelado – Integral; Letras Port. Espanhol – Licenciatura; Letras Port. Inglês Licenciatura; Medicina; Pedagogia – Licenciatura; e Turismo – Bacharelado.

Além da Unidade da Campo Grande também há vagas disponíveis em vários cursos de todos os 15 campi da Universidade.

Os resultados serão divulgados através de editais internos, pelas coordenadorias de cursos, publicados nas secretarias acadêmicas dos respectivos cursos. O resultado da transferência externa será divulgado em 23 de março. A convocação para matrícula será realizada observando a ordem de classificação dos candidatos.

Como o objetivo é reduzir ao máximo possível o número de vagas ociosas, as coordenadorias dos cursos de graduação poderão realizar tantas convocações quantas forem necessárias.

Potencial de vagas

No edital publicado pela Diretoria de Registro Acadêmico da UEMS em 22 de fevereiro a Universidade iniciou um processo de preenchimento de vagas através de três etapas: reingresso (contempla candidatos que já foram alunos da UEMS, mas por qualquer motivo tenham abandonado a graduação); transferência interna (exclusivo para estudante já matriculados na UEMS entre cursos iguais ou afins); e transferência externa (voltado para estudantes de outras instituições que queiram migrar para a UEMS).

O Edital contém o total do número de vagas, com isto na transferência externa – que é a terceira etapa do processo – as vagas podem ser reduzidas ou mesmo não existirem.

 Serviço

Informações importantes para interessados na transferência externa:

– A transferência somente será permitida para prosseguimento dos estudos, no mesmo curso, quando da existência de vagas, a partir da 2ª Série.

– O requerimento de transferência deverá ser protocolado na Secretaria Acadêmica do curso desejado, pelo interessado ou por terceiro, devidamente credenciado, através de procuração, nas datas previstas no edital de abertura de vagas, instruído com as seguintes documentações.

  • uma cópia autenticada do histórico escolar ou atestado/declaração em que constem, pelo menos, o aproveitamento e a carga horária de cada disciplina cursada e a data de realização do concurso vestibular;
  • declaração original de que o aluno está regularmente matriculado ou com matrícula trancada no corrente ano letivo na instituição de origem, caso a referida informação não conste no histórico escolar;
  • documento contendo o número e a data do ato de autorização ou reconhecimento do curso na instituição de origem, caso não conste no histórico escolar;
  • documento visado pela instituição de origem, em que constem o sistema de verificação do rendimento escolar e a tabela de conversão de conceitos em notas, quando for o caso, se não constar no histórico escolar;
  • cópia dos programas das disciplinas cursadas com aprovação, devidamente visados pela instituição de origem.

– Após a análise dos processos, o candidato à transferência externa que obteve o deferimento de seu pedido, poderá, segundo deliberação do Colegiado de Curso, realizar prova de admissão, a ser aplicada por uma comissão de docentes constituída pela coordenação do curso, no prazo estabelecido:

  • os candidatos que obtiverem na prova nota igual ou superior a sete serão considerados aprovados e classificados em ordem decrescente.

– Para atendimento aos pedidos de transferência serão observadas, por ordem, as seguintes prioridades:

  • I- alunos provenientes de instituição de ensino superior pública;
  • II- alunos provenientes de instituição de ensino superior particular;

– Para a classificação dos pedidos deferidos, serão observados, por ordem, os seguintes critérios:

  • I- maior número de disciplinas aproveitadas, do currículo do curso;
  • III- maior prazo para integralização curricular;
  • IV- maior coeficiente de rendimento (Média Ponderada das disciplinas constantes do histórico escolar);
  • V- menor número de reprovações;
  • VI– maior idade

Mais informações: (67) 3902-2521


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