28/03/2024 - Edição 540

Vale um Play

Wattpad

Publicado em 25/02/2016 12:00 - Rafael Naruto

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O aplicativo Wattpad não é mais nenhuma novidade pelo que sabemos. Tudo começou como uma startup fundada em 2006 e que hoje acumula mais de 100 milhões de livros, sendo que cerca de 5 milhões deles estão em português.

O aplicativo é uma excelente oportunidade para a geração de novos autores, melhores leitores e ainda oferece a capacidade de você ser o escritor de um conto completamente novo.

Vários são os relatos de autores que receberam um não por parte das editoras. Isso porque realmente é muito complicado esse mercado literário, sem uma boa indicação ou mesmo sem algum tipo de publicação prévia é bem provável que muitos de nós acabem ficando no anonimato.

Por sorte o Wattpad pode nos ajudar nisso, uma vez em que o seu cadastro foi realizado, você encontra de cara um grande acervo a sua disposição. São vários livros excelentes, cheios de comentários, sugestões por parte dos seus leitores. Basicamente, um grande recheio de estímulos que aguçam nossa curiosidade.

Eu antes era bem resistente, por estar habituado ao aplicativo Booktrack, que já mencionei na minha coluna, porém no Wattpad eu me deparei com histórias mais interessantes e pude conhecer diversos autores incríveis como a Bruna Brito que foi rejeitada por várias editoras e encontrou no app a oportunidade de lançar as suas histórias.

Escrevendo suas narrativas em inglês, ao conquistar uma somatória de mais de 34 milhões de visualizações, a escritora recebeu uma ligação de uma editora de Londres para colocar o seu livro digital Lost Boys, nas prateleiras das livrarias. Ou seja, ela finalmente conquistou o seu espaço na literatura.

Eu espero que todos possam ter essa experiência com o aplicativo que está repleto de histórias incríveis, pessoas fantásticas e desejo que você que tem aquela boa história guardada na gaveta, possa então mostrar ela para o mundo. Um grande abraço e até semana que vem.

Leia outros artigos da coluna: Vale um Play

Victor Barone

Jornalista, professor, mestre em Comunicação pela UFMS.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *