29/03/2024 - Edição 540

Viver Bem

Pisar leve reduz risco de lesão em corredores

Publicado em 25/02/2016 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Lesões de corrida são extremamente comuns, com algumas estatísticas estimando que até 90% dos corredores percam tempo de treinamento a cada ano por causa dos machucados.

Mas ainda não se descobriu a causa de muitas dessas lesões. Estudos anteriores já culparam o aumento da distância, do peso, do passo, tênis de corrida modernos, a mania de andar descalço, os quadris fracos e o chão irregular.

Assim, para um novo estudo, publicado em dezembro no "British Journal of Sports Medicine", pesquisadores da Escola de Medicina de Harvard decidiram prestar atenção na batida, ou carga de impacto, que significa a quantidade de força que criamos quando pisamos no chão.

Claro que a batida é inevitável durante a corrida, mas corredores com tipos parecidos de corpos e estilos de corrida podem experimentar uma grande diferença na quantidade de carga de impacto, e não estava claro até que ponto essas diferenças contribuem para as lesões.

Os pesquisadores recrutaram 249 corredoras amadoras experientes, que foram escolhidas em parte porque batiam no chão com os calcanhares quando corriam. A maioria dos corredores bate com o calcanhar, e isso causa mais impacto do que tocar o chão com o meio ou a parte da frente do pé, possivelmente contribuindo para um risco maior de lesões.

Em um laboratório de biomecânica, as voluntárias responderam questionários sobre seu histórico de lesões e correram em uma esteira equipada com monitores de força para determinar sua carga de impacto.
Depois, os cientistas pediram para cada voluntária completar um registro on-line diário de corrida e relatar os machucados.

O mais notável foi que 21 das corredoras não só não se machucaram durante o estudo de dois anos como não tinham lesões anteriores. Intrigados, os cientistas decidiram comparar a carga de impacto desse grupo com a batida das corredoras que se machucaram seriamente, já que, pela teoria deles, o contraste entre eles deveria revelar se a força da batida afeta o risco de se lesionar.

A resposta é que sim. As corredoras que nunca se machucaram pisavam muito mais leve do que aquelas que se lesionaram seriamente. Esses resultados refutam a crença de que um corredor não pode pisar levemente com os calcanhares.

As informações também contêm uma mensagem: pense conscientemente em "pisar leve". Alguns atletas podem tentar pisar mais perto do meio do pé, já que muitos pousam mais leve quando não usam os calcanhares.

Considere também aumentar um pouco a cadência, que é o número de passos que a pessoa dá por minuto, uma mudança que também tende a reduzir a força da batida. Ou você pode imaginar que está correndo sobre a água, movendo-se graciosamente e sem peso sobre um lago.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *