Semana On

Sábado 02.jul.2022

Ano X - Nº 494

Auau Miau

Cientistas apresentam os primeiros cachorros de proveta da história

Sete beagles nasceram do procedimento ocorrido com auxílio de pesquisadores da Universidade Cornell.

Postado em 18 de Fevereiro de 2016 - Redação Semana On

Filhotinhos de proveta. Filhotinhos de proveta.

A fertilização in vitro pode ajudar a conservar espécies de animais ameaçadas. A afirmação é de um grupo de cientistas da Universidade Cornell, nos Estados Unidos. Em uma pesquisa divulgada na publicação científica Plos One, a equipe americana relata como foi o primeiro processo de fertilização in vitro bem sucedido realizado em uma cachorrinha.

O procedimento no animal não foi muito diferente de como é com um humano: com a implantação de embriões congelados na fêmea. Do processo nasceram sete filhotes saudáveis, entre eles beagles e misturas entre essa raça e Cavalier King Charles Spaniel.

"A fertilização in vitro é importante para a saúde dos animais de estimação porque abre a possibilidade de nós identificarmos certos genes que causam doenças e descobrir como combatê-los", disse Alex Travis, pesquisador que ajudou a desenvolver o estudo, em entrevista à BBC.

Os filhotes estão bem e são saudáveis. Eles se chamam Ivy, Cannon, Beaker, Buddy, Nelly, Red e Green, e com exceção de um deles, todos os cachorrinhos já encontraram novos lares.