23/04/2024 - Edição 540

Mato Grosso do Sul

Projeto piloto do Sisfron foi apresentado em Dourados

Publicado em 12/02/2016 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Ao lado do ministro Aldo Rebelo (Defesa), o governador Reinaldo Azambuja acompanhou, em Dourados, nestas exta (12), a apresentação do projeto piloto em implantação do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron).

Os 17 mil quilômetros de fronteira terrestre do País deverão ser monitorados com a instalação de estruturas militares e civis, voltadas, além da defesa e da segurança, para o desenvolvimento econômico e social na região.

A 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada de Dourados abriga o projeto-piloto, inaugurado em novembro de 2014, e que está dividido em três subsistemas. O primeiro é o de sensoriamento e apoio à decisão, que compreende toda a parte de equipamentos de comando e controle fixos e móveis, radares, sensores, software de leitura de dados.

O segundo é o de apoio à atuação e corresponde a equipamentos individuais do soldado, veículos, embarcações e “tudo aquilo necessário para permitir que o Exército atue para conter as forças adversas”, explica um dos supervisores do projeto.

E o terceiro subsistema são as obras de engenharia, que incluem a construção de instalações físicas como garagem para os veículos e alojamentos para as tropas, além da reforma necessária para suportar o uso dos equipamentos eletrônicos adquiridos.

Projeto-piloto

A maioria das unidades que compõem a 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada estão espalhadas na divisa com o Paraguai, em uma área de cerca de 600 quilômetros, no Mato Grosso do Sul. O projeto-piloto do Sisfron busca alcançar toda essa extensão.

As autoridades militares esperam que a fase piloto termine em 2016. O Sisfron foi planejado para concluir sua execução em 10 anos, a partir de 2012, e alcançar quase 17 mil km da fronteira brasileira. A expectativa é colaborar para a redução da criminalidade nas áreas limítrofes com outros países, por meio da parceria entre o Exército e as diversas agências envolvidas com a segurança pública.

Participam do evento também embaixadores dos países árabes no Brasil e outras autoridades de Palestina, Arábia Saudita, Omã, Catar, Líbano, Marrocos, Tunísia, Iraque, Kuaite, Jordânia, Líbia, Mauritânia, Argélia, Emirados Árabes, Egito e Sudão, além do embaixador da Liga dos Estados Árabes no Brasil, Nacer Alem.

O evento contou ainda com a presença do chefe de Assuntos Estratégicos do Exército Brasileiro, general de Exército Gerson Menandro Garcia de Freitas; comandante do Comando Militar do Oeste, general Paulo Humberto César de Oliveira; comandante da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, general de Brigada Rui Yutaka Matsuda; e do prefeito de Dourados, Murilo Zauith ou do vice Odilon Azambuja).

Segundo o Ministério da Defesa, “a ideia é que as autoridades árabes vejam de perto o Sisfron, um arrojado programa de monitoramento da fronteira entre o Brasil e países vizinhos”.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *