29/03/2024 - Edição 540

Viver Bem

Cuide da saúde para curtir a folia até o final

Publicado em 04/02/2016 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Nem só de marchinhas, fantasias, música e arte se faz o carnaval. Nesta época do ano, os excessos são constantes e os foliões esquecem de algumas atividades essenciais que devem fazer, para manterem o corpo saudável.
 
O médico intensivista, Rubens Ribeiro, dá dicas sobre os cuidados necessários para curtir a festa com saúde. “Um dos cuidados importantes são as vacinas, pois recebemos pessoas do mundo todo e elas devem estar em dia. Uma vacina importante é a antitetânica, pois as pessoas estão sujeitas a se cortar e se machucar com garrafas e copos quebrados, além de outros itens. Outro ponto importante é a nossa preparação, pois devemos usar roupas confortáveis, sapatos que não sobrecarreguem os pés e nem a coluna, além do filtro solar, que deve ser renovado de acordo com cada fabricante. As pessoas devem se manter hidratadas constantemente, intercalando com a bebida alcoólica, pois o sol desidrata, além de ter cuidado com energéticos, porque eles podem levar a uma arritmia”.
 
Ele lembra que a hidratação constante evita a famosa ressaca. E falando nela, o médico faz um alerta: “as pessoas devem ter cuidado com medicações para ressaca, como o paracetamol, pois ele pode acelerar lesões do fígado associado ao álcool”, explica.
 
A bebida alcoólica, como várias outras coisas, deve ser consumida moderadamente. E é importante lembrar sempre, que se for beber, não dirija!
 
Em época de temor e dúvidas em relação ao Aedes aegypti, o intensivista aconselha a usar repelente, pois em lugares com aglomerações as pessoas estão sujeitas à presença do mosquito. Segundo Rubens Ribeiro, não há problemas em usar o repelente associado ao filtro solar.
 
Outra dica importante do médico é manter uma alimentação saudável antes e depois de ir para a festa. É importante comer frutas, legumes, verduras e massas leves, ricas em carboidrato, que não vão pesar durante a festa e vão dar energia para o corpo.
 
E por último, os foliões devem sempre se lembrar de carregar o preservativo, pois ele protege as pessoas não só do HIV, mas de outras doenças sexualmente transmissíveis ( as DSTs).


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *