Semana On

Sábado 21.mai.2022

Ano X - Nº 488

Coluna

Já ouviu falar no Chromebook?

Conheçam um novo tipo de notebook que não utiliza um sistema operacional convencional e muito menos um HD para salvar os arquivos.

Postado em 20 de Março de 2014 - Rafael Naruto

As vantagens começam logo ao ligar o aparelho, pois todos os conteúdos são carregados em apenas 5 segundos. As vantagens começam logo ao ligar o aparelho, pois todos os conteúdos são carregados em apenas 5 segundos.

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

É... parece estranho você comprar um notebook que na verdade está longe de ser um computador comum, mas assim é o Chromebook, um dispositivo leve e muito usual para as atividades do dia a dia.

As vantagens começam logo ao ligar o aparelho, pois todos os conteúdos são carregados em apenas 5 segundos. Mas como isso acontece? Na verdade isso ocorre, pois todas as informações estão em nuvem… Calma, eu vou explicar de forma simples o que isso significa.

Quando falamos em nuvem, queremos dizer que todas as informações estão na internet e isso é o que torna o chromebook diferente, pois para um melhor desempenho do aparelho, é necessário estar conectado na rede e possuir uma conta no Google.

Por estar em nuvem os aplicativos não precisam de muitos dados para iniciar as suas atividades e com isso temos essa rápida inicialização. O Chromebook utiliza um conteúdo “parecido” com o que temos em tablets e celulares Android. Você consegue fazer o download de vários tipos de Apps e ainda visualizar todas as extensões de documentos office sem nenhum problema por meio do Google Docs.

O que me chamou a atenção é que grande parte do seu HD é virtual, isso significa que nenhum dado relevante fica no dispositivo físico e mesmo que você inicie os trabalhos offline, assim que ele estiver conectado na internet ele sincronizará todas as informações salvas automaticamente no Google Drive ou qualquer outro sistema de nuvem que você possua como o Dropbox por exemplo. Mas se optar em deixar algumas informações no aparelho, você conta com um espaço de 16 gigas de memória interna.

Comprei o aparelho na semana passada e a cada dia descubro mais e mais coisas interessantes, desde um editor de fotos e filmes online até um aplicativo de formas e desenhos que lembra um pouco o Corel Draw ou Illustrator, que apesar de limitados surpreendem por serem programas online. O processador dele é bem diferente dos Pc's e depois de vários testes o desempenho do Chromebook agrada sem contar que ele não “trava” e o mesmo está sempre protegido contra vírus.

Se você possuir uma conta no Google ele sincroniza todos os dados automaticamente e caso você ainda tenha aplicativos comuns no seu tablet ou celular, então a comunicação é ainda mais perfeita. Tenho que admitir que me empolguei muito com o potencial do Chromebook e sem dúvida espero poder utilizar e aprender mais sobre o que esses novos aparelhos podem fazer.

O Chromebook de longe Vale um grande Play…

Veja abaixo um vídeo análise sobre o Samsung Chromebook e caso você tenha alguma dúvida ou queira saber mais sobre o aparelho, é só perguntar.


Um grande abraço para todos e até semana que vem.


Voltar


Comente sobre essa publicação...