20/04/2024 - Edição 540

Vale um Play

Chutes, explosões e espadas laser

Publicado em 29/01/2016 12:00 - Rafael Naruto

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Muitos já devem ter ouvido falar dos grandes heróis japoneses dos anos 80 e 90 aqui no Brasil. Como Jaspion, Changeman, Jiban e por aí vai. O nome desse gênero de seriado se chama Tokusatsu que antigamente era o nome dado aos filmes de efeitos especiais que eram exibidos no cinema e televisão. E hoje, virou sinônimo de filmes ou séries live-action de super-heróis produzidos no Japão.

Eu particularmente sou demais de fã das séries Tokusatsus e acompanho os lançamentos que ocorrem todos os anos. Encontramos desde os Metal Heroes, Super Sentai, Kamen Rider, Ultraman e vários outros que existem desde as gerações mais antigas.

Alguém ainda se lembra de Lion Man? Ele foi um tokusatsu demais de bacana que mostrava um ninja que se transformava em um leão. Outro fato interessante são as transformações que são animações bem elaboradas em que o herói veste o seu traje de combate.

Haja criatividade para inventar tantas histórias todos os anos. Os Metal Heroes existem há mais de 30 anos, Kamen Rider com mais de 40, assim como os Super Sentai e Ultraman. Uma das coisas que mais gosto é o resgate que os japoneses fazem das primeiras gerações dos seriados. Gavan o primeiro Metal Hero ganhou um filme demais de incrível em 2014, além de Kamen Rider the First alguns anos antes e pelo visto teremos um novo filme do Ultraman.

Todas as séries são cativantes e tenho desde revistas, até bonecos articulados, além de jogos e demais objetos decorativos. Depois que eu reuni uma boa base de informações seguras, pretendo ampliar um pouco mais a minha participação como fã desse universo Tokusatsu e quem sabe despertar mais o interesse dos leitores por essa cultura surpreendente.

Leia outros artigos da coluna: Vale um Play

Victor Barone

Jornalista, professor, mestre em Comunicação pela UFMS.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *