Semana On

Sábado 21.mai.2022

Ano X - Nº 488

Coluna

A Rosa Branca dos Mares

Conheça a flor de sal e deguste uma sobremesa deliciosa feita com a iguaria.

Postado em 19 de Março de 2014 - Vera Chaves

A Flor de Sal é a coqueluche do momento. Confira do9 que se trata e como usar. A Flor de Sal é a coqueluche do momento. Confira do9 que se trata e como usar.

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Existem vários tipos diferentes de sal além do sal grosso ou do sal marinho refinado que usamos diariamente em nossas cozinhas. A Flor de Sal é um deles e é a coqueluxe do momento. Flor de sal é um tipo de sal coletado na camada superior das salinas, antes que se depositem no fundo e formem o nosso conhecido sal marinho. É uma camada bem delicada, que deve ser retirada com um tipo de "rodo" especial, em um trabalho artesanal.

Dizem que a Flor de Sal começou a ser extraída na Era Cristã pelos celtas. Atualmente, a mais tradicional é a francesa, coletada na costa da Bretanha, na cidade de Guérande (A Fleur de Sel de Guérande é a mais famosa e reverenciada).

Infelizmente encontrar a Fleur de Sel de Guérande por aqui não é das tarefas mais fáceis, pois a venda de grande parte dos tipos internacionais de sal é proibida no Brasil, já que por aqui é obrigatória a adição de iodo ao sal vendido nos mercados (lei nº 6150 de 03/12/1974 e RDC nº130 de 26/05/2003).

Por ser um produto artesanal e relativamente escasso (para cada 80 quilos de sal marinho produzido somente 1 quilo de Flor de Sal é extraído), é um dos tipos mais caros de sal disponíveis à venda no mercado gastronômico. Sua utilização na culinária é bem diferente do uso do sal marinho. Ele não deve ser utilizado durante a receita, tampouco ser levado ao fogo, justamente para não perder sua textura crocante. Use somente pra finalizar os pratos. O sabor da Flor de Sal é bem mais concentrado, portanto deve ser utilizado com muita moderação.

Que tal uma receita com Flor de Sal?


Voltar


Comente sobre essa publicação...