Semana On

Domingo 28.nov.2021

Ano X - Nº 469

Coluna

Adeus ano velho

Feliz ano novo!

Postado em 24 de Dezembro de 2015 - Josceli Pereira

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Enfim chegamos ao final de mais um ano! Um ano que ficará marcado na vida de todos os brasileiros! Um ano emocionante, de notícias inéditas e de acontecimentos repletos de surpresas.

Começamos o ano de 2015 com a reeleição da presidente Dilma Rousseff que, na sua campanha, apresentou uma expectativa de crescimento para o Brasil e a continuidade dos programas sociais que alavancaram as duas últimas eleições ocorridas no país. Para surpresa dos brasileiros essas promessas acabaram por não acontecer conforme o prometido. O governo tinha mascarado os resultados das contas governamentais e lançado mão de artifícios não permitidos pela legislação. As famosas “pedaladas fiscais”, que foram detectadas pelo TCU (Tribunal de Contas da União).

Agravada pela crise mundial, com reflexos nos investimentos no Brasil, a economia acabou ficando estagnada e piorou a oferta de empregos e renda. O resultado da realização da copa do mundo também colaborou para o rombo nas contas. Uma infinidade de recursos aplicados em obras faraônicas e um imenso desvio de dinheiro pela corrupção.

Uma operação da Polícia Federal orquestrada pela Justiça do Paraná trouxe à tona um dos maiores escândalos envolvendo agentes públicos do país e a maior empresa estatal brasileira, a nossa galinha dos ovos de ouro, a Petrobrás. Batizada de Operação Lava Jato e tendo um contingente de agentes da justiça capitaneados pelo Juiz Federal Sérgio Moro, colocou atrás das grades a cúpula dos empresários ligados ao crime orquestrado e a nata dos agentes políticos ligados ao alto comando do governo brasileiro e também ligados ao Partido dos Trabalhadores (PT).

O julgamento anterior do Mensalão ficou parecendo roubo de galinhas perto do que foi apurado até o momento nesta operação Lava Jato, que está muito longe de acabar e promete colocar peixes graúdos na cadeia. O estrago feito na estatal é sem precedentes no país. Uma desvalorização e perdas de valores inimagináveis. Um prejuízo muito difícil de ser recuperado, cujo resultado aponta o financiamento da campanha eleitoral do PT nas últimas eleições.

A grande mudança que se espera é uma escolha melhor. Um comprometimento maior do eleitor. Uma fiscalização mais eficaz e célere da Justiça, além da punição exemplar das faltas.

A crise política se agravou e o embate do Poder Executivo com o Legislativo acabou nos plenários do Poder Judiciário. Enquanto isso o Brasil vai movendo lentamente sua economia. O governo sem dinheiro para realizar suas obrigações e projetos de desenvolvimento e lançando mão de aumento de tributos sobre a população, já condenada pela alta carga tributária.

Uma maldição se instalou sobre a política e a Justiça finalmente começa a fazer uma limpeza no meio. De sul a norte do país nunca tivemos uma apuração de denuncias e a cassação de políticos como a realizada no ano de 2015. Vieram à tona os financiamentos de campanhas e as falcatruas realizadas nos obscuros gabinetes do poder. Assim, a população brasileira começa a perceber o lado podre da politicagem.

Creio que neste momento todos os brasileiros esperaram ansiosos pelo final do ano, na esperança que em 2016 possa acontecer um milagre e num passe de mágica, as coisas se normalizem e o Brasil volte a crescer.

A grande mudança que se espera é uma escolha melhor. Um comprometimento maior do eleitor. Uma fiscalização mais eficaz e célere da Justiça, além da punição exemplar das faltas. A impunidade ainda continua a ser a maior motivadora da corrupção. Enquanto não existir a mão firme da Justiça, não haverá paz neste assunto. É preciso repensar nossas atitudes.  Começar a fazer a tarefa de casa e não corroborar com ações que não mereçam aplausos.

Que neste Natal possa acontecer o nascimento da renovação ética e da responsabilidade em cada um de nós. Que o nosso presente seja uma conscientização mais efetiva do bem coletivo e que possa brilhar a luz da verdade em nossos caminhos, mostrando direção de paz e harmonia.

Esperamos encontrar um novo ano cheio de novas ações e que possamos reescrever a história. Somos brasileiros e não desistimos nunca!

Feliz Natal e um próspero Ano de 2016!

Fiquem na paz!


Voltar


Comente sobre essa publicação...