18/04/2024 - Edição 540

Campo Grande

Hospitais de campanha nas UPA Vila Almeida e Universitário já podem receber pacientes

Publicado em 17/12/2015 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Os dois hospitais de campanha do Exército Brasileiro que foram montados nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do Vila Almeida e do Universitário já estão aptos para receber pacientes acometidos com as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e também da febre chikungunya e zika vírus.

“Até o momento não é necessário ainda a utilização dos hospitais, mas por medida preventiva eles já estão aptos para receber os pacientes para a hidratação intravenosa”, explica o secretário municipal de Saúde, Ivandro Fonsenca.

O hospital de Campanha foi produzido no Canadá, é climatizado e tem capacidade para 12 pacientes, com todos os equipamentos necessários para atender a população.

Segundo a diretora de Assistência à Saúde da Sesau, Rosemery Lima, somente os pacientes que precisam de hidratação serão atendidos no Hospital de Campanha. Ela lembra que o hospital só será usado caso as unidades de saúde esteja sem vagas para a hidratação intravenosa. “Hoje até as 11h foram notificados 10 casos de dengue, sendo cinco na Upa Vila Almeida e cinco na Universitário”, comenta.

Ela explica ainda que no Hospital de Campanha do Universitário já atendeu duas pessoas com sintomas de dengue, que eram categoria verde, e só precisavam tomar soro e depois foram liberados. “Nós temos um plano C também caso precise de mais leitos abriremos as UBS e UBSF perto dos Centro Regional de Saúde para atenderem os pacientes que precisem de hidratação. Provavelmente o pico da dengue vai acontecer na segunda quinzena de janeiro e já estamos preparados para lidar com isso”, explica.

Dengue

A Prefeitura destinou pouco mais de R$ 5 milhões para o combate e prevenção das doenças relacionadas com o mosquito Aedes aegypti. Para combater a epidemia de dengue que assola Campo Grande a Prefeitura está abrindo o terceiro turno – durante o qual o médico atende das 17h até as 21 horas – em 10 unidades de saúde, além do relançamento da equipe móvel que irá atender as unidades que estiveram super lotadas em função da epidemia.

De acordo com a Sesau, do dia 27 de janeiro a 15 de dezembro foram 9.447 mil notificações deste total, 3.819 casos confirmados de dengue, cinco com dengue grave e três mortes em decorrência da doença. Com relação à chikungunya, neste mesmo período ocorreram 97 notificações, com dois casos confirmados (importados). Quanto ao zika vírus, o levantamento feito pela Sesau até essa terça-feira (15.12) revela 152 casos investigados com suspeita da doença, nenhum caso ainda foi confirmado. Os dados de notificação das doenças são atualizados todas as terças-feiras pela Sesau.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *