19/04/2024 - Edição 540

Poder

Planalto ameaça retaliar deputados do PMDB com corte de verbas e cargos

Publicado em 12/12/2015 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Apesar do discurso público de que não interfere nas questões internas do PMDB, o Palácio do Planalto ameaça retaliar deputados do partido com o corte de emendas e cargos caso eles não apoiem a volta de Leonardo Picciani (RJ) à liderança da sigla na Câmara dos Deputados.

Aliado da presidente Dilma Rousseff, Picciani foi destituído na quarta-feira (9), quando 35 dos 66 deputados do PMDB assinaram um documento pedindo sua saída do posto. O movimento contou, inclusive, com o apoio do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e do vice-presidente Michel Temer.

Preocupado com a derrota no Congresso, o Planalto escalou ministros do PT e do PMDB para cobrar que os deputados peemedebistas continuem alinhados ao governo, o que irritou Temer.

Em conversa com a presidente Dilma na quarta, o vice pediu que o Planalto não interferisse nas disputas internas de seu partido mas, nesta sexta-feira (11), diante da forte atuação do governo, precisou telefonar para o ministro Jaques Wagner (Casa Civil) e pedir uma sinalização clara de que o movimento seria freado por Dilma Rousseff.

O ministro prometeu que frearia as ações e a presidente deu uma declaração pública para dizer que seu governo "não tem o menor interesse" em interferir no PMDB.

"Entendo que ele [Temer] tenha considerações em relação ao PMDB, ele é presidente do partido. Então o governo não tem o menor interesse em interferir nem no PT, nem no PMDB, nem no PR. Agora, o governo lutará contra o impeachment. São coisas completamente distintas", disse a presidente.

Nos bastidores, porém, o governo não baixou a guarda. Nas palavras de um auxiliar de Dilma, Temer manteve "sua postura conspiratória" ao dar o aval para a destituição de Picciani e, por isso, o Planalto "também vai lutar com as armas que tem".

Desde que Leonardo Quintão (MG) assumiu o lugar de Picciani à frente da liderança do PMDB na Câmara, os deputados do partido relatam terem sido procurados, inclusive, por líderes e vice-líderes do governo na Casa.

Além dos colegas de plenário, ministros do PMDB, como Marcelo Castro (Saúde) e Kátia Abreu (Agricultura), têm telefonado para deputados do partido que apoiaram o abaixo-assinado contra Picciani e acenado com possíveis acordos ou retaliações.

Signatário do documento, o deputado Mauro Pereira (PMDB-RS) acusa o Planalto de ter atuado contra ele e retido cinco emendas parlamentares de sua autoria, no valor de R$ 4 milhões.

"Se o governo federal for utilizar esse método com todos os membros da bancada, será uma maneira muito baixa para reverter votos", criticou. "É muito rasteiro".

Temer também entrou em contato com o ministro da Saúde e com a ministra da Agricultura para pedir que eles interrompam a pressão sobre os deputados da sigla.

No barco?

O ministro Ricardo Berzoini (Secretaria de Governo) disse na sexta-feira (11) que o PMDB não está deixando o governo e que isso não está na iminência de acontecer.

"O PMDB não está saindo do governo, pelo contrário. O ministro [Celso] Pansera [de Ciência e Tecnologia] e os demais ministros do PMDB estão muito integrados ao esforço da presidente Dilma de retomar o crescimento econômico e estabilizar politicamente o país", disse Berzoini.

Perguntado sobre a articulação no PMDB para antecipar para janeiro convenção nacional do partido e decidir sobre o rompimento com o governo, o ministro disse que política é uma ciência que exige "paciência".

"É preciso levar em consideração que são muitos partidos e com opiniões diferentes. Num cenário como hoje, em que há tensão política, o melhor caminho para evitar prejuízos para o povo brasileiro é dialogo, diálogo e diálogo."

O ministro de Ciência e Tecnologia, Celso Pansera, disse que o PMDB tem a maioria dos deputados anti-impeachment na bancada da Câmara.

"O partido tem maioria na bancada anti-impeachment. A votação da comissão não reflete o voto pelo impeachment, mas uma disputa interna da bancada sobre uma questão de liderança", disse o ministro.

Pansera foi indicado ao cargo pelo deputado Leonardo Picciani.

Na última quinta-feira (10), o novo líder do partido, Leonardo Quintão (MG), ficou de fora da reunião de líderes partidários com Berzoini. Segundo Pansera, Quintão teria reunião marcada com a presidente Dilma na próxima terça-feira.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *