23/04/2024 - Edição 540

Mato Grosso do Sul

Coxim inicia atendimentos do Pós-Caravana

Publicado em 09/12/2015 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O município de Coxim recebeu no dia 5 as novas ações de reestruturação em saúde com o foco na regionalização de atendimentos para as cidades que compõe a microrregião. Denominados como os trabalhos Pós-Caravana da Saúde, o Hospital Regional de Coxim realizou cirurgias de trauma ortopédico eletivas e também capacitou médicos e enfermeiros no curso de Advanced Trauma Life Support (ATLS) ou Suporte Avançado de Vida no Trauma.

As ações dão continuidade aos trabalhos realizados pela Caravana da Saúde em Coxim, primeira região a receber em março deste ano. Ao todo, 15 cirurgias de trauma ortopédico de alta complexidade foram realizadas no hospital, através das equipes médicas da Caravana da Saúde. De acordo com o secretário municipal de saúde, Rogério Souto, os trabalhos do pós-caravana reforçam as ações de regionalização para diminuir a fila de espera por cirurgias e também os encaminhamentos para procedimentos em Campo Grande.

“A parceria com o Governo do Estado nos proporcionou os trabalhos do Pós-Caravana que foram recebidos com felicidade pela população dos municípios da região de Coxim. Estes atendimentos serão realizados no Hospital Regional a cada 15 dias, graças à equipe médica designada pela Caravana da Saúde. Coxim é um município com estrutura adequada para a realização destes atendimentos, por isso reforçamos a parceria com o Governo focando na regionalização da saúde”, destacou o secretário.

Além das cirurgias pós-Caravana, equipes da Santa Casa de Campo grande realizaram um curso de ATLS, que tem como objetivo capacitar os profissionais de saúde do Pronto Socorro nos atendimentos de suporte e estabilização de pacientes de trauma. “O curso fortalece os atendimentos do Pronto Socorro no primeiro contato ao paciente de trauma. Médicos dos municípios da microrregião de Coxim participaram deste curso, o que melhora a qualidade dos atendimentos à população. Com o projeto de regionalização da saúde, há um esforço maior em levar o conforto ao paciente de forma que a sua recuperação seja mais rápida e menos desgastante, não sendo necessária a sua transferência para fora do município, deixando o perto da família”, ressaltou Rogério.

O objetivo é mostrar uma abordagem simplificada e padronizada dos pacientes com trauma, oferecer uma atenção segura e imediata ao traumatizado durante a avaliação inicial, a reanimação e estabilização e, caso seja necessário, durante o transporte para outra instituição.

Para o secretario de estado de saúde de Mato Grosso do Sul, Nelson Tavares, o pós-caravana é a representação do trabalho da reestruturação da saúde iniciado pelo governador Reinaldo Azambuja em sua gestão. “A Caravana da Saúde foi determinante para a melhoria da saúde dos municípios por onde passou, mas estamos deixando claro que não é apenas este projeto que está em andamento. Queremos deixar algo permanente para os municípios, por isso o grande esforço em reestruturar os serviços de saúde dos municípios com o pós-caravana. A região norte recebe esta reestruturação no Hospital Regional com trabalhos da equipe de ortopedia e também esta capacitação em um curso importante para a atenção ao trauma. É um projeto de transformação da saúde do Estado no qual estamos nos empenhando para avançar mais ainda”, disse o secretário.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *