28/03/2024 - Edição 540

Viver Bem

Perdendo peso juntos

Publicado em 12/11/2015 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Desde o nascimento do filho, há sete anos, a recepcionista Natalia Moyano, 32, não conseguia eliminar o excesso de peso que ganhou durante a gravidez. Rafael Bezerra, 31 anos, webdesigner, também lutava com os quilinhos extras que tinha adquirido desde o início do casamento.

Juntos, eles decidiram levar a sério a dieta e começaram a correr. Depois de três meses, Rafael perdeu 11 kg -ele pesava 84,5 kg. Natalia perdeu mais de 30 kg depois de oito meses de dieta.

Eles seguiram um plano de dieta feito especialmente para casais que querem emagrecer juntos. A nutricionista carioca Patricia Davidson Haiat reuniu dicas e cardápios para casais na mesma situação no livro "Dieta dos Casais" (Editora Sextante).

Ela conta que com mudança na rotina, a falta de tempo, o orçamento apertado, a praticidade dos alimentos industrializados é fácil engordar depois do casamento.

Mas a mesma pessoa que te acompanhou no ganho dos quilos extras pode desempenhar um papel importante na hora de perdê-los.

"O casal acaba apoiando um no outro e tem mais facilidade em seguir adiante. Se alguém quer escapar da dieta, o outro pode ajudar a segurar o impulso", diz.

Além disso, ela sugere que o casal siga o mesmo cardápio, porém varie as porções de acordo com o gênero e a idade. "Facilita na hora de fazer as compras e preparar os alimentos", diz.

Natalia conta que o apoio de Rafael foi importante no processo de perda de peso. "Ele era meu fiscal", diz.

Luana Chimith, 23, comerciante, e Luiz Maurício, 27, representante farmacêutico, casados há um ano e meio, também seguiram a dieta juntos. "Morar junto com a pessoa que está fazendo a dieta com você ajuda muito a manter o foco. Você prepara a mesma comida para os dois e assim é mais difícil cair em tentação", diz ela.

"Se eu preparo uma salada diferente e o Rafael gosta, elogia, eu fico mais animada a preparar pratos diferentes para experimentarmos", afirma Natalia.

A dieta para casais não é muito diferente das demais dietas, já que propõe a manutenção de um diário alimentar, em que seja anotado tudo que foi comido e quando, e baixa ingestão de açúcar e gorduras.

"A primeira fase do plano alimentar não permite consumo de carne e como comíamos bastante foi um pouco difícil no começo. Eu nunca achei que fosse gostar de comer salada, por exemplo, mas a Natalia faz uma que leva atum, e eu passei a achar muito boa, é impressionante o quanto meu paladar mudou", diz Rafael.

Ele conta que a mudança de hábitos se refletiu até na saúde do filho do casal, Pedro, que tem 7 anos. "Ele também estava um pouco gordinho, e emagreceu também", diz.

Mas Patricia conta que reuniu algumas dicas especiais para casais que querem emagrecer juntos, como a sugestão de um cardápio único para os dois, sugestões de como fazer compras, de como elaborar um cardápio que crianças também gostem e de como manter a vida social.

Apesar de ter sido desenvolvido para casais, Patricia diz que as dicas podem ser seguidas por qualquer dupla que queira emagrecer: pais e filhos, irmão, amigos.

"Não ir às compras e não fazer todas as refeições juntos não são complicadores. Qualquer dupla que esteja disposta a se comprometer pode seguir as dicas do livro", diz.

*

DIETA DOS CASAIS
Autora Patricia Davidson Haiat
Editora Sextante
Preço R$ 59,90 (224 páginas)


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *