Semana On

Quinta-Feira 27.jan.2022

Ano X - Nº 475

Coluna

Mantendo a tradição

A memória, a cultura e a tradição da Folia de Reis e Festa do Boi Bumbá de Chica Baiana.

Postado em 13 de Março de 2014 - Elis Regina Nogueira

Chica Baiana e sua festa popular: “Piraquilombo: Folia de Reis e Festa do Boi Bumbá de Chica Baiana”. Chica Baiana e sua festa popular: “Piraquilombo: Folia de Reis e Festa do Boi Bumbá de Chica Baiana”. Foto: Elis Regina
Mantendo a tradição Chica Baiana e sua festa popular: “Piraquilombo: Folia de Reis e Festa do Boi Bumbá de Chica Baiana”. Piraquilombo: Folia de Reis e Festa do Boi Bumbá de Chica Baiana. Piraquilombo: Folia de Reis e Festa do Boi Bumbá de Chica Baiana. Piraquilombo: Folia de Reis e Festa do Boi Bumbá de Chica Baiana. Piraquilombo: Folia de Reis e Festa do Boi Bumbá de Chica Baiana. Piraquilombo: Folia de Reis e Festa do Boi Bumbá de Chica Baiana.

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Descobri Chica Baiana e sua festa popular em janeiro deste ano, quando vi no Facebook  a divulgação do evento “Piraquilombo: Folia de Reis e Festa do Boi Bumbá de Chica Baiana”.

Essa manifestação popular sempre me chamou a atenção, mas nunca havia tido a oportunidade de ver e participar. Fiquei emocionada em conhecer a força e determinação de uma mulher que sempre lutou para preservar sua memória e sua cultura, trazida da Bahia, há mais de 40 anos. Manter viva essa essência e tradição  em sua forma mais autêntica se torna um desafio cada vez maior,  especialmente quando a cultura chamada “moderna”  das grandes cidades, das atividades industriais, da comunicação de massa e da internet, acabam se sobrepondo e  despertando novos interesses, principalmente nos jovens.

Mas nem tudo está perdido para  Chica Baiana. Desde 2010 Rony Petersom, jovem músico nascido e criado em Piraputanga, assumiu e cumpre a missão de dar continuidade aos folguedos da mestra popular. Juntamente com alguns produtores culturais e artistas, Rony pretende manter e realizar anualmente a festa.

Desejo vida longa a Chica Baiana, sua Folia de Reis  e a Rony Petersom,  seu herdeiro do Boi e de sonhos.

Uma câmera na mão e a vontade de registrar  essa festa que está tão perto de nós. No vídeo abaixo compartilho com vocês uma pequena homenagem a essa guerreira: Chica Baiana.


Voltar


Comente sobre essa publicação...