20/04/2024 - Edição 540

Campo Grande

Agetran reforça linhas de ônibus em Dia de Finados

Publicado em 30/10/2015 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) montou uma programação especial para atender o período de Finados no transporte coletivo nas linhas que atendem cemitérios públicos e particulares em Campo Grande. São esperados pelo menos 80 mil visitantes entre esta sexta-feira (30) até o dia 2 de novembro – Dia de Finados.

No dia 2, linhas que operam os cemitérios de maior movimento ganharão reforço de veículos. Nos dias que antecedem o feriado, as linhas funcionarão normalmente. O preço da tarifa no feriado será de R$ 1,20 para usuários do cartão eletrônico.

No dia de Finados, a programação é a seguinte nas linhas que atendem os cemitérios São Sebastião, Santo Amaro, Jardim da Paz, Jardim das Palmeiras e Parque das Paineiras:

– A linha 400 será criada para atender a demanda do cemitério Santo Amaro.

– As linhas 403/Santa Carmélia, 408/Aeroporto e 416/Planalto/Sta Carmélia vão operar com reforço.

– As linhas 220/Lagoa da Cruz, 222/UCDB – Gen. Osório, 229/Cabreúva 404/Coophatrabalho e 474/UCDB – Júlio de Castilho e 503/Iracy Coelho vão funcionar com programação especial que se assemelha a de segunda a sexta-feira.

– A linha 318/Pênfigo, que atenderá o Cemitério da Paz (particular), na saída para Sidrolândia, funcionará com operação especial.

– Operam com plano normal as linhas 061/Moreninhas, 070/Bandeirantes/Gen. Osório, 073/Nova Bahia/Júlio de Castilhos, 080/Aero Rancho/Gen. Osório, 081/Nova Bahia/Bandeirantes, 085/Morenão/Júlio de Castilhos e 087/Guaicurus/Gen. Osório, 10/Parque do Sol e 319/Dom Antônio Barbosa.

As empresas de transporte coletivo devem ainda manter dois veículos extras, com motorista, em cada terminal para atender eventuais demandas de passageiros, das 8h às 17h.

Fiscalização e Organização

Fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) vão acompanhar a atuação de vendedores ambulantes nas imediações dos cemitérios públicos de Campo Grande.

Os fiscais estarão presentes nos cemitérios municipais para orientar quem estiver vendendo artigos alusivos ao dia, como velas e flores e impedir que este tipo de comércio atrapalhe a movimentação dos visitantes nestes locais. De acordo com o chefe da divisão de fiscalização da Semadur, Antonio Celso da Costa, as regras continuam as mesmas de anos anteriores. Os ambulantes devem permanecer a uma distância mínima de 100 metros da entrada principal dos cemitérios.

Neste ano, para atender a grande demanda de pessoas no Cemitério Santo Amaro, o atendimento começará a ser feito na capela onde os visitantes poderão obter informações e dados sobre a quadra e lote. No Cemitério Santo Amaro estão sepultadas 41 mil pessoas; no Santo Antonio existem 13.996 sepultados e no São Sebastião outros 27 mil.

Para facilitar o acesso aos túmulos, a Semadur irá disponibilizar computadores para auxiliar os visitantes na localização. Serão três computadores para o Cemitério Santo Amaro, dois para o Santo Antonio e outros dois para o São Sebastião.

A informação do local dos jazigos já pode ser obtida site da Prefeitura, no rodapé do site, no link “consulta de jazigo”.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *