29/03/2024 - Edição 540

Viver Bem

Quem dorme pouco tem mais chances de pegar gripe

Publicado em 22/10/2015 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Um novo estudo realizado na Universidade da Califórnia em São Francisco, em conjunto com a Universidade Carnegie Mellon e o Centro Médico da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, mostra que quem dorme menos de seis horas por dia tem mais chance de ficar gripado.

Os pesquisadores reuniram 164 voluntários e, ao longo de meses, fizeram testes com eles. Os participantes tiveram que responder a diversos questionários sobre fatores como estresse, temperamento, consumo de álcool e drogas, e seus hábitos de sono.

Na segunda fase do experimento, os voluntários foram levados para um hotel. Os cientistas injetaram o vírus da gripe neles e monitoraram o sono dos participantes por uma semana, coletando amostras diárias de muco para controle.

A partir da experiência, eles descobriram que as pessoas que tinham dormido menos de seis horas por noite durante a semana anterior à injeção do vírus eram 4,2 vezes mais propensas a ficarem gripadas em comparação com as que descansaram por mais tempo. Aquelas que dormiram menos de cinco horas se mostraram 4,5 vezes mais inclinadas a pegar gripe.

“A idade, o nível de estresse, educação ou condição econômica dos participantes não importou. Nem mesmo se eles fumavam ou não. O sono foi o fator decisivo da experiência”, diz Aric Prather, professor de psiquiatria da Universidade da Califórnia em São Francisco.

O cientista deixa um alerta: “Na nossa cultura as pessoas vivem ocupadas e mostram um certo orgulho por dormirem menos e trabalharem mais. No entanto, a falta de descanso afeta consideravelmente o nosso bem-estar físico.”

Vale lembrar que o máximo que o período máximo que alguém já sobreviveu sem dormir foi de 11 dias.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *