19/04/2024 - Edição 540

Campo Grande

Fisioterapeutas vão encampar luta pela criação da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida

Publicado em 18/09/2015 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional de Mato Grosso do Sul (CREFITO 13) vai encampar em Campo Grande a luta pela criação de uma superintendência ou secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, nos moldes do que ocorre em diversos municípios brasileiros.

Durante o XXV Fórum Nacional de Ensino em Fisioterapia e do II Congresso Brasileiro de Educação em Fisioterapia – que acontece em São Paulo até esta sexta-feira (18) – o presidente do CREFITO 13, Carlos Alberto Eloy Tavares, reuniu-se com o secretário adjunto da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED) de São Paulo, Tuca Munhoz, para se inteirar das ações da secretaria na capital paulista.

“Vamos começar a discutir a criação de um órgão similar em Campo Grande. Seria uma ação de extrema importância para subsidiar tecnicamente todas as outras secretarias (saúde, educação, obras, assistência social) com demandas das pessoas com deficiência”, afirmou Tavares.

Em São Paulo

Numa iniciativa inédita, a SEPED foi criada por meio do Decreto 45.811, de 1º de abril de 2005. A partir da aprovação da Lei 14.659, a Secretaria passou a ser oficialmente um órgão da Administração Pública Direta, não podendo ser extinta por decreto.

A Secretaria tem como missão promover a transformação social necessária à inclusão das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Assim, compete a ela conduzir, executar e articular as ações governamentais entre os órgãos e entidades da Prefeitura do Município de São Paulo e os diversos setores da sociedade, visando à implementação da política municipal para as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

A SMPED tem a função, ainda, de desenvolver projetos destinados à implementação das políticas públicas com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da pessoa com deficiência – seja ela física, mental, intelectual, auditiva, visual, múltipla, surdocegueira – ou com mobilidade reduzida,


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *