Semana On

Quinta-Feira 11.ago.2022

Ano X - Nº 499

Coluna

Carbonara

Um prato cheio de histórias e sabores.

Postado em 11 de Setembro de 2015 - Vera Chaves

Carbonara, um prato cheio de histórias e sabores. Carbonara, um prato cheio de histórias e sabores.

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Carbonara é a palavra para carvão vegetal em italiano, e os Carbonari eram os trabalhadores nas minas de carvão. Ninguém sabe exatamente o porquê do nome do prato, mas especula-se que os carvoeiros tenham sido os primeiros a fazer o spaguetti carbonara. A quem diga, que o prato remete aos carbonários, revolucionários que viviam na clandestinidade. O prato, rico, com ovos, bacon e etc, era, em uma época de pouca fartura, preparado às escondidas pelas famílias, “a carbonara”.  

Assim como vários outros pratos e ingredientes, o carbonara também possui várias versões para a sua história, e dificilmente saberemos algum dia qual é a verdadeira.

Apesar disso, sabemos que a receita original leva espaguetti, ovos, queijo parmesão ou pecorino, pimenta do reino, pancetta ou bacon e azeite.

A tradição é usar bastante pimenta do reino, e acrescentar a pancetta. O queijo deve ser seco, pois é ele que dá a cremosidade para a massa. Com isso, não é necessário colocar o creme de leite. Se for necessário, pode-se substituir a pancetta pelo bacon. Mas saiba que não ficará tão saboroso.

Carbonara Tradicional

(Para 4 pessoas)

Ingredientes

360 g de espaguete

200 g de bacon picado

2 ovos inteiros

1 gema

80 g de queijo parmesão ou pecorino ralado

Azeite de oliva

Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

Modo de fazer

Leve para ferver cerca de 4 litros de água e adicione 2 colheres (sobremesa) rasas de sal quando começar a ferver.

Junte o espaguete. Não quebre! Se não couber na panela, deixe parte do macarrão ficar para fora e encostar na borda da panela. Assim que a parte imersa for amolecendo, o macarrão vai descendo. Você pode ajudar a afundá-lo pressionando delicadamente com um garfo, colher ou com as mãos.

Enquanto isso frite a pancetta ou o bacon numa frigideira antiaderente por alguns minutos.

Quando o macarrão estiver al dente, retire do fogo e escorra. Em seguida, junte com o bacon na panela e continue fritando, colocando um fio de azeite.

Bata os ovos com a gema, sal e o queijo ralado num refratário. Junte ao macarrão com o bacon, misture rapidamente e sirva com pimenta do reino preta moída na hora a gosto.

Dica da Vera

Nunca jogue os ovos direto na panela quente do macarrão, pois eles irão cozinhar demais e virar ovos mexidos. Fazendo do jeito explicado acima, os ovos cozinham o suficiente só com o calor do macarrão.


Voltar


Comente sobre essa publicação...