19/04/2024 - Edição 540

Vale um Play

Adobe Brush CC

Publicado em 27/08/2015 12:00 - Rafael Naruto

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Sou um grande usuário dos pacotes da Adobe e no dia 04 de agosto de 2015 o aplicativo recebeu mais uma atualização. Utilizar uma conta oficial do programa disponibiliza diversos tipos de vantagens. Conheçam o Adobe Brush CC que permite o usuário tirar uma foto de qualquer objeto ou paisagem e criar os referidos pinceis a partir da textura presente na imagem. O app é gratuito e está disponível em versões para Android e iOS.

O app é muito fácil de ser usado e leva segundos para realizar sua função. O usuário pode usar uma foto do álbum do celular ou tirar uma na hora. Neste momento, usando algumas ferramentas de ajustes, e em poucos passos, é possível criar um pincel realmente único. Antes de finalizar, a ferramenta ainda mostra algumas possibilidades, para que seja escolhido o melhor resultado. Tudo muito simples e intuitivo.

De fato, o Adobe Brush CC é um aplicativo com objetivo bem específico, recomendado apenas para artistas que trabalham com as ferramentas de ilustração citadas acima. Nada mais que isso. Não é possível utilizar os pinceis em outros aplicativos, pois é necessário uma conta Adobe ID para sincronizar e baixar suas criações.

O aplicativo é integrado ao Adobe Creative Cloud (CC) que joga o item para a nuvem, sendo possível acessá-lo através de qualquer dispositivo. Ele visa beneficiar aqueles usuários que usam muito os dois programas e precisam tê-los instalados em diversas plataformas. Dessa forma, todos os brushes e demais componentes são compartilhados.

Criar um novo pincel é tarefa muito fácil de ser feita. Tudo o que você precisa é da câmera do seu dispositivo móvel. Fotografe o padrão que você deseja para o novo brush, edite todos os detalhes, deixando-o exatamente do jeito que você quiser, e salve-o. Pronto, a própria ferramenta se encarrega de fazer o resto da tarefa, garantindo toda a eficiência.

Isso basta para que seja possível usar os brushes no Photoshop e Illustrator, bastando sincronizar tudo. Você não vai precisar exportar e depois instalar os padrões em cada um dos aplicativos, como acontece normalmente com os pacotes de pincéis que você baixa de terceiros. Aqui, a tarefa é feita diretamente e você não vai ter trabalho nenhum.

Depois que você fotografa a imagem que deseja usar como pincel, o fundo deverá ser retirado, mas não se preocupe, pois isso é feito automaticamente. É possível alterar o comportamento daquele brush e como ele vai ser mostrado na versão final, permitindo uma personalização simples, mas bastante profissional, que pode perfeitamente ser usado em qualquer trabalho.

Baixem, experimentem e comprovem a qualidade do aplicativo que Vale um Play.

Leia outros artigos da coluna: Vale um Play

Victor Barone

Jornalista, professor, mestre em Comunicação pela UFMS.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *