Semana On

Sábado 21.mai.2022

Ano X - Nº 488

Coluna

The True Cost

Um documentário contundente que retrata o real impacto da indústria da moda nas pessoas e no mundo.

Postado em 14 de Agosto de 2015 - Elis Regina Nogueira

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O mundo da moda é cercado de muito glamour e muito, muito dinheiro. Empresas, marcas, estilistas, designers, modelos, fotógrafos, costureiras, e muitas outras atividades  fazem do negócio  da moda um dos segmentos  mais rentáveis da indústria do consumo e também um dos mais  exploradores sistema de mão de obra quase escrava, incluindo crianças e adolescentes.

Quando compramos uma roupa, seja em loja de departamento ou de uma marca  famosa, jamais pensamos de onde vem e como são feitas. Na verdade, nesse mundo onde a cada segundo somos estimulados a consumir e consumir, não nos damos conta do que realmente existe por trás da produção de cada produto, cada roupas que compramos.

O documentário The True Cost mostra o que existe por trás dessa indústria. É um filme sobre roupas, pessoas que  as produzem , sobre consumo  e o impacto que isso implica no mundo e em cada um de nós, mesmo que não seja consciente.

O Diretor Andrew Morgan teve a ideia  de realizar o documentário  ao ficar impressionado   com as manchetes que mostraram para o mundo o  colapso de uma fábrica de roupas em Bangladesh, em 24 de abril de 2013.

Ele começou a questionar se os compradores e amantes da moda sabem o que realmente existe por trás de todo o glamour  do mundo “fashion”.  Será que compreendem como uma peça de roupa custa centavos para a marca,  chega às lojas por um valor absurdo?

Realizado com financiamento coletivo online e filmado em diversos países como Bangladesh, Índia, Peru, China, Camboja, Quênia , o objetivo é instigar o público a pensar “quem paga o  preço de nossas roupas?”

The True Cost é um filme interessante  e instigante por tratar de um assunto tão emergente  hoje  que é o consumo desenfreado e a ganância implacável da indústria de lucrar e lucrar somente.

O filme já está disponível no Netflix.

Veja aqui o trailer oficial.


Voltar


Comente sobre essa publicação...