28/03/2024 - Edição 540

Campo Grande

Campanha de Vacinação contra Poliomielite começa neste sábado

Publicado em 14/08/2015 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Pais e responsáveis de crianças de seis meses a menores de cinco anos devem ficar atentos a partir deste sábado (15). A Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau) dará início à Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e à Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização de Caderneta de Vacinação, que seguem até o dia 31 de agosto.

O Dia D da vacinação é no primeiro dia de mobilização (sábado – 15, às 8h), na UBS MAPE (Rua Manoel Padial s/n, Bairro Maria Ap. Pedrossian). Vacinas estarão disponíveis em todas as unidades de saúde e ainda em postos volantes, somando mais de 80 pontos de vacinação.

A população alvo para a Campanha contra a Poliomielite na Capital é de 54.387 crianças. A intenção é imunizar pelo menos 95% dessas crianças, como preconiza o Ministério da Saúde. Já para a Campanha de Multivacinação para Atualização do Esquema Vacinal, o público alvo é de 61.234 crianças menores de cinco anos de idade, que deverão ter avaliados a sua situação vacinal, para que de forma seletiva proceda-se a atualização da caderneta de vacinação, de acordo com os esquemas preconizados pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).

“Em 2015, o Brasil realiza o 36º ano de Campanhas Nacionais de Vacinação contra a Poliomielite e o 26º ano sem a doença no país. Dessa forma, esta Campanha de Vacinação tem como objetivo manter elevada cobertura vacinal contra a poliomielite de forma homogênea em todos os municípios, visando evitar a reintrodução do vírus selvagem da poliomielite no país. Para isso, a população alvo deve ser vacinada indiscriminadamente”, explica a gerente técnica do Serviço de Imunização da Sesau, Cássia Tiemi Kanaoka.

“Para a mobilização, serão ofertadas todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança visando diminuir o risco de transmissão de enfermidades imunopreveníveis, assim como, reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal”, afirma Cássia.

Além da UBS MAPE, outros 80 postos volantes estarão oferecendo as vacinas. Para esse dia especial da campanha, estão mobilizados 600 funcionários nos 82 postos que estarão funcionando até as 17 horas nas Unidades Básicas de Saúde, Centros Regionais e Unidades de Pronto Atendimento. Haverá vacinação também nos shoppings Norte Sul Plaza, Bosque dos Ipês e Campo Grande e ainda nas redes de supermercados Comper, Extra, Atacadão e Walmart. Após o Dia D, a Campanha segue em todas as Unidades Básicas de Saúde, das 7h às 11h e das 13h às 17h.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *