25/04/2024 - Edição 540

Campo Grande

Prefeitura e Solurb inauguram Usina de Triagem de Resíduos

Publicado em 14/08/2015 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A Usina de Triagem de Resíduos (UTR) é uma realidade em Campo Grande. Inaugurada na sexta-feira (14) pelo prefeito Gilmar Olarte, a usina já está processando diariamente 12 toneladas de resíduos sólidos. Para a construção, foram investidos R$ 5 milhões, com financiamento do BNDES.

Com a inauguração da UTR, os trabalhadores cooperativados disporão de um sistema complexo e moderno de triagem, com vários galpões, banheiros, refeitório, novas máquinas de prensa, empilhadeiras e condições decentes de trabalho. São, ao todo, quatro esteiras – cada qual com 24 estações de trabalho -, além de outros postos, que permitem que a UTR funcione em três turnos de 8h.

De acordo com o presidente de uma das cooperativas, Daniel Arguelho, de imediato 80 famílias vão trabalhar no local. “Saímos do lixão e hoje temos um local digno para trabalhar. A inauguração desta usina é a realização de um grande sonho de todos os catadores. Desde 2007 nós acompanhamos esta obra e hoje temos a realidade do seu funcionamento. Agradeço ao prefeito Gilmar Olarte e à direção da Solurb pela realização da Obra. Vamos trabalhar em união porque estamos aqui para somar e não para dividir”, comentou.

O diretor-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Planurb), Marcos Cristaldo acompanhou a construção da UTR desde seu início. “Os problemas não foram poucos e tivemos por duas vezes incêndio neste local. Tudo foi superado e hoje nós vivemos um novo ciclo de reciclagem do lixo. Este é um projeto vitorioso e quero agradecer ao prefeito Gilmar Olarte e a direção da Solurb no empenho da construção desta importante Obra. Nós começamos recolhendo materiais recicláveis em 32 mil residências e que já foi ampliada nesta gestão para 100 mil residências. Isso mostra o comprometimento desta administração com o social e com o meio ambiente. Com certeza a inauguração desta obra é um marco para o desenvolvimento da Capital”, completou.

O diretor-presidente da Fundação Social de Campo Grande (Funsat), Cícero Ávila reforçou que a inauguração da UTR é um marco para o tratamento do Lixo na Capital. “Aqui tem a união de todos, nós da Prefeitura trabalhamos para a qualificação do mais de 200 trabalhadores, organizamos o setor contábil para os catadores, tudo isso custeado pela Prefeitura de Campo Grande. Hoje é um grande marco na história da Capital. Estamos pondo um fim no trabalho insalubre e começando uma nova etapa com um local digno para os recicladores com todas as garantias e direitos trabalhistas”.

O defensor público Guilherme Cambraia classificou a inauguração da UTR como inclusão social para os trabalhadores. “Todos estão de parabéns pelo grande presente, que é esta obra grandiosa que vai abrigar os trabalhadores. Estamos presenciando aqui a inclusão social das pessoas. Parabéns prefeito e diretores da Solurb”.

Para o procurador do Ministério do Trabalho, Leontino Ferreira Júnior a construção será um local digno para os trabalhadores. “Aqui eles não terão risco de ser soterrados e com todos os direitos trabalhistas. Vamos continuar atuando para prolongar os direitos dos trabalhadores”.

O prefeito Gilmar Olarte disse que eles desempenham um importante papel de preservação ambiental para a sociedade de Campo Grande. “Nós precisamos muitos de todos os trabalhadores desta Usina. Estou muito feliz por inaugurar esta obra em nossa cidade. Com certeza, a UTR será um marco para nossa sociedade e servirá de referência para outras cidades. O que nós queremos é ver os trabalhadores desempenhando suas atividades num local seguro e saudável. Agradeço o empenho de nossa equipe de secretariado que tem nos ajudado a vencer obstáculos e realizar grandes obras para a Capital”, finalizou.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *