19/04/2024 - Edição 540

Mato Grosso do Sul

Dourados inicia reestruturação do transporte coletivo

Publicado em 10/07/2015 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Dourados dá mais um passo no projeto de reestruturação do transporte coletivo. A partir de segunda-feira, dia 13, inicia a adaptação nas linhas implantada na região do grande Jóquei Clube e que vai dar mais conforto a quem precisa do serviço, além de reduzir o tempo de espera dos usuários por ônibus.

Serão duas linhas circulando na região, a “Linha Jóquei Clube” e a “Linha Jóquei Clube Circular”. Após estudos foram feitas mudanças no trajeto que antes tinha uma linha só. A partir da alteração, todo morador da região terá um ponto de ônibus no máximo a 500 metros de casa. Os veículos ainda vão passar pelos pontos de 20 em 20 minutos, a média da cidade é de 45 minutos de espera.

“Dessa forma além de ter um ônibus mais perto de casa, ou seja, a pessoa não vai andar mais do que 500 metros até o ponto mais próximo, ela ainda vai esperar menos. Se perder o ônibus, não vai mais esperar 45 minutos pelo outro, vai esperar apenas 20 minutos”, relatou Cleber Guidio, coordenador de transporte público da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran).

Para atender a adequação, também é ampliada a quantidade ônibus que atendem a área, passando de nove para 12 veículos. Os horários de viagens também foram ampliados. Antes eram 74 viagens entre idas e voltas durante a semana, passando para 101 horários. Aos sábados, aumentou de 54 para 78 horários, e no domingo de 52 para 56 horários.

Além do próprio bairro Jóquei Clube, a região atingida pelas mudanças também é composta pelos bairros João Paulo II, Parque das Nações I e II, Residencial Sol Nascente (Antigo Canaã 4) e Estrela Verá. Esta área compreende uma população de 5 mil usuários de transporte coletivo.

Para que a população daquela região conheça as mudanças, já são realizadas divulgações pela Agetran e pela empresa concessionária do serviço de transporte, a Medianeira Dourados. Já são entregues materiais informativos para os usuários dos ônibus explicando as mudanças e também já foram feitas reuniões com os presidentes de bairro para apoio levando informação direta aos moradores.

“Sempre que há adequações muito bruscas como esta, a população estranha. Hoje a pessoa vai para um determinado lugar para pegar o ônibus, a partir de segunda-feira terá que ir a outro. Então estamos trabalhando com informações naquela região, para que haja essa adaptação por parte dos usuários”, relata Cleber.

Quando a mudança já estiver devidamente implantada e ser parte da rotina dos moradores, os benefícios serão levados para outras regiões da cidade. “Terminando o Jóquei vamos adequar outras regiões”, explica o coordenador.

Compromisso

A mudança que leva mais agilidade e conforto à população faz parte de um projeto amplo que o prefeito Murilo vem fazendo ao longo de sua administração no transporte coletivo. É o cumprimento de um compromisso em prol da mobilidade urbana.

Uma das primeiras medidas foi o congelamento da tarifa, que está com o mesmo preço desde 2011. Houve ainda a contratação de uma empresa de arquitetura e urbanismo do Rio Grande do Sul especializada na área, que venceu processo licitatório e realizou um estudo completo sobre a realidade do transporte coletivo de Dourados em seus mais variados aspectos. A pesquisa foi apresentada à população pelo arquiteto e urbanista Edson Marchioro em agosto de 2013.

Conhecendo a fundo as necessidades do município, o prefeito iniciou as adequações e mudanças. Houve a implantação do sistema de integração nos mais diversos pontos de ônibus da cidade, expandida neste mês para o Terminal de Transbordo.

Foi ainda elaborado um processo licitatório prevendo, entre outros, uma frota mais ampla e melhor estruturada para atender a demanda do município. A Medianeira Dourados venceu a concorrência que também foi aberta a outras empresas em abril deste ano, no entanto, com o contrato nos novos termos que tem provocado mudanças.

A frota passou de 58 para 77 novos veículos anunciados no final de junho e que já estão rodando nas vias da cidade. Além destes, mais quatro novos ônibus serão inclusos até o final de julho para atender a Cidade Universitária.

O prefeito ainda anunciou como parte da reestruturação, a implantação de dois terminais nas extremidades da cidade, para melhor distribuir as linhas que hoje tem como ponto central o Terminal de Transbordo.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *