20/04/2024 - Edição 540

Viver Bem

Movimento propõe receitas caseiras de desodorantes e pasta de dentes

Publicado em 08/07/2015 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Há dois anos, Renata Moura, 25, deixou de ir à farmácia para comprar desodorante, pasta de dentes, creme hidratante e decidiu fazê-los em casa. "Não tenho nenhuma embalagem no banheiro. Faço tudo do zero", afirma a produtora cultural. Ela não é a única. Sites e grupos de discussão para trocar receitas caseiras têm se multiplicado na internet. Um deles, no Facebook, soma mais de 23 mil integrantes.

Para os adeptos, a principal motivação é a desconfiança em relação a produtos químicos. É o caso do agroecólogo Vitorino Rebello, 29. Para lavar os cabelos, ele passa suco de limão; como desodorante, usa um mineral antisséptico, à base de sal de potássio. "Uso há quatro anos e nunca reclamaram", diz.

A arquiteta Andressa Bassani, 25, decidiu trocar os antitranspirantes por uma mistura de leite de magnésia e óleos essenciais. "Funciona, mas claro que não é como o industrializado. Se vou de bicicleta ao trabalho, preciso aplicar de novo", explica.

Renata também é adepta da receita, que evita o mau cheiro sem bloquear a transpiração nas axilas. "Quando vejo que estou com 'pizza' nas axilas, fico aliviada que aquilo não está dentro de mim. Suar é saudável, é um jeito de eliminar as toxinas", diz.

Segundo a dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia Lilia Guadanhim, os antitranspirantes não são prejudiciais. "O suor é o controle térmico do corpo. Se não for pelas axilas, será por outros lugares do corpo."

Ela não descarta a eficácia dos produtos naturais, "consagrados desde os tempos de nossas avós", mas lembra que ingredientes como o limão podem manchar.

Lilia também ressalta que os produtos disponíveis no mercado são testados e regulamentados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e por órgãos internacionais.

Já para Conceição Trucom, formada em química pela UFRJ e dona do portal Doce Limão, sobre produtos naturais, a regulamentação é questionável.

Ela recomenda, porém, cautela com receitas virtuais e sugere que novos adeptos estudem o tema antes de começar o hábito. Uma dica é buscar fornecedores locais, para tirar dúvidas sobre os ingredientes e seus efeitos.

Outro produto feito em casa é o creme dental. Renata usa uma mistura de pó de juá e óleo essencial de hortelã para a escovar os dentes.

Mas para o secretário-geral do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, Marco Antonio Manfredini, trata-se de um risco. "Além de limpar, a pasta com flúor previne contra cáries e doenças de gengiva", afirma.

Para quem quer adotar as fórmulas caseiras, é bom ter em mente que nem sempre elas dão certo de primeira. "Demorei a acertar o tom. Uma vez, fui hidratar o cabelo com óleo de coco, mas passei demais e demorou dois dias para sair", diz Andressa.

Mas, para ela, o hábito é um passatempo. "A verdade é que eu me divirto testando várias receitas."

Andressa garante que sua rotina natural não custa caro nem leva muito tempo. "Na hora das compras até gasto mais, mas como rende muito, vale a pena."

Hoje, ela faz até seu próprio detergente para roupas. "O que me estimula é a rebeldia de estar fora do sistema", afirma. "Quem começa, vicia. É um caminho sem volta, você vai ver."


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *