28/03/2024 - Edição 540

Mato Grosso do Sul

Vacinação contra a gripe continua em Dourados

Publicado em 12/06/2015 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A Campanha de Vacinação contra a Influenza continua para as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários. A aplicação das doses vai continuar até que o município atinja a meta de imunizar 80% do público alvo. Até esta quinta-feira, dia 11, estavam imunizados contra a gripe 75% dos integrantes dos grupos.

As doses estão disponíveis nas unidades básicas de saúde da família das 7h às 11h e das 13h às 17h. Além disso, a equipe de imunização estará no Centro de Integração do Adolescente (Ceia) “Dom Alberto” das 9h às 12h deste sábado, dia 13, como parte de uma ação social. O centro fica na rua Cornélia Cerzóssimo de Souza, n° 935, no bairro Jardim Cuiabazinho.

Devem tomar as doses crianças na faixa etária de seis meses até menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), gestantes em qualquer idade gestacional, puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, pessoas com 60 anos de idade ou mais, portadores de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, por exemplo; profissionais de saúde; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

“A procura nos postos de saúde está grande, mas a maioria é de doentes crônicos que precisam tomar as doses, mas não entram na estatística da meta. Precisamos que mais crianças, idosos e indígenas sejam imunizados, a cobertura vacinal a estes grupos estão as mais baixas até o momento”, explica a coordenadora do Núcleo de Imunização, Carla Cristina Ribeiro.

Ela lembra que a vacina é a melhor forma de prevenir contra a gripe, por isso é tão importante que o público alvo composto por aqueles que estão mais suscetíveis a contrair a doença, procure tomar as dose. “A única contraindicação é alergia a algum componente da vacina. Não temos qualquer registro de evento adverso, a vacina da gripe não dá gripe como falam. A vacina é segura e tem por objetivo proteger a todos”, acrescenta Carla.

Para tomar a dose basta ir à unidade mais próxima de casa levando a carteirinha de vacinação. É importante ainda estar com um documento pessoal com foto para comprovar a idade, os profissionais de saúde algum tipo de identificação do cargo e os portadores de doenças crônicas a prescrição médica ou estar cadastrado da unidade básica de saúde de referência de seu bairro.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *