Semana On

Segunda-Feira 06.dez.2021

Ano X - Nº 470

Coluna

Tomorrowland

Uma aventura pela imaginação do capitalismo ocidental.

Postado em 05 de Junho de 2015 - Danilo Custódio

Tomorrowland. Tomorrowland.

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Ritmo e estética estão perfeitamente alinhados nessa super produção que chega nas telonas desse brasilzão com pinta de celebridade. Tomorrowland é uma fantasia recheada com um sci-fi de encher os olhos. Inspirado na vida e obra de Walt Disney, conforme reforçado no trailer estendido que circulou no cinema nas semanas anteriores a sua estreia, o filme é uma grande aventura pela imaginação. O destino não importa, o foco aqui é a jornada. Mas, por se tratar filme infanto-juvenil, acho que ele oscila demais – de forma extrema em alguns momentos – entre piadas bobas e violência. Cresce em mim, a cada dia, uma sensação de que o entretenimento comercial perdeu completamente o interesse pelo valor à vida. A aventura é o mais importante. Quer dizer, até ela esbarrar num falso moralismo tipicamente estadunidense, que é broxante. Esperar o quê de mais um enlatado hollywoodiano?

 

Cinema Brasileiro

Romance Policial, suspense escrito e dirigido por Jorge Duran numa co-produção entre Brasil e Chile, chega no circuito comercial brazuca depois de uma carreira modesta em importantes festivais nacionais e internacionais. Duran foi radicado no Brasil desde 73 para escapar da ditadura militar em seu país e por aqui já realizou filmes importantes numa parceria com Hector Babenco. Em Romance Policial, a trama é narrada de forma muito interessante, transitando pelas linguagens do cinema e da literatura. Porém, isso faz com o que ritmo do filme seja um pouco maçante. Ainda assim, as belíssimas imagens de corpos e paisagens capturam nossa atenção de um jeito muito especial. Vale a pena ver!

 

Olhar de cinema – programe-se

Na próxima quarta feira (10) começa o 4º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba. Muitas atividades estarão acontecendo – muitas mesmo – e é impossível participar de tudo. Acontecerão encontros de negócios, debates, entrevistas e exibições de filmes, muitos filmes. Muitas dessas atividades são gratuitas e as exibições pagas estão com preços super acessíveis: 6 pila a inteira e 3 a meia. Se você estará em Curitiba na próxima semana, programe-se e não perca a oportunidade de prestigiar esse evento que é, sem falsa publicidade, um dos melhores festivais de cinema do país.

Programação completa.

 

Olhar de cinema – seminários

Se você é daqueles que procura conhecer o cinema para além dos filmes, então não deixe de participar dos seminários que acontecerão no Olhar. Refletir sobre a linguagem e seus diálogos com a sociedade é fundamental para o futuro do audiovisual, tanto no aspecto do consumo, quanto do ensino e da sua realização prática. E é tudo gratuito. Conheça os seminários e participe!

Programação completa.

 

Olhar de cinema – Fórum do Audiovisual Paranaense

Com o objetivo de reunir toda e qualquer pessoa envolvida com a atividade audiovisual para discutir, organizar e encaminhar demandas do setor ao poder público municipal, estadual e federal, acontecerá – nos dias 13 e 14/06, a partir das 19hs na Cinemateca de Curitiba – o Fórum do Audiovisual Paranaense. Todos estão convidados. É só chegar e participar. É extremamente necessário que a gente se mobilize para dialogar os rumos das políticas públicas para o audiovisual brasileiro.


Voltar


Comente sobre essa publicação...