19/04/2024 - Edição 540

Viver Bem

Indústria reduz em 10% teor de sódio de alimentos

Publicado em 21/05/2015 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Alimentos como maionese, mistura para bolos e salgadinhos reduziram o teor de sódio em até 10% nos últimos três anos, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde.

A medida faz parte de um acordo feito em 2011 com a indústria para a redução de consumo de sódio no país, que, em excesso, pode levar à hipertensão.

Hoje, um em quatro brasileiros sofre da doença, de acordo com a pesquisa Vigitel, que monitora os fatores de risco para a saúde.

Os dados indicam que o quadro atinge 25% da população, e aumenta conforme a idade – entre os idosos, o índice chega a 60%.

Com a redução, o total retirado de sódio dos alimentos industrializados entre 2011 e 2014 já chega a 7.562 toneladas. A meta é chegar a 28.562 toneladas até 2020.

Para calcular a redução de sódio nos alimentos industrializados, o Ministério da Saúde analisou rótulos de 839 alimentos como bolos, batatinhas, salgadinhos, maioneses e biscoitos fabricados por 69 indústrias entre 2011 e 2013.

Em média, a redução de sódio nestes 839 itens atinge 10%. A maior diminuição foi registrada nos rocamboles, que cortaram 21% do teor de sódio dos produtos, seguido por mistura para bolo aerado e maionese –nestes, a redução foi de cerca de 16%.

Indústrias que não alcançaram o resultado esperado de redução foram notificadas e deverão apresentar uma justificativa, segundo o Ministério da Saúde. Dos 839 alimentos analisados, oito não alcançaram a meta esperada, definida de acordo com cada produto, afirma o governo.

Sal em excesso

Hoje, o consumo de sal pelos brasileiros, em média, é de 12 gramas por dia –número equivalente a mais do que o dobro do recomendado pela OMS (Organização Mundial de Saúde), que recomenda o consumo máximo de cinco gramas por dia.

Para Edmundo Klotz, presidente da Abia, associação que representa as indústrias de alimentação, os dados mostram que o desafio é ainda maior.

"Hoje, a indústria é responsável por somente 25% do consumo de sal no país. Isso significa que, se nós conseguimos retirar [parte do sódio dos alimentos], o ideal é que a sociedade retire do outro lado três vezes mais do que estamos retirando", afirma.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *