Semana On

Quinta-Feira 11.ago.2022

Ano X - Nº 499

Coluna

Tirando o casaco do armário

O frio vem chegando e a gente vai se encasacando.

Postado em 15 de Maio de 2015 - Vivianne Portugal

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Todo ano é a mesma coisa. Quando o verão termina e os dias frios se aproximam, chega a hora de tirar do armário as peças de inverno. E aí começa a correria, não faltam casacos de couro cheirando mofo, edredons com manchas de bolor e blusas de lã com cheiro de guardado.

Mas você sabia que dá para melhorar muito essa situação?

Couro - O cuidado começa na hora de guardar. Em qualquer peça, nunca se devem usar sacos ou capas plásticas. O ideal é envolvê-las em capas de TNT e, a cada 30 dias, expô-las em local fresco e com sombra. No caso do couro, dê preferência ao TNT escuro para evitar degradação do corante com a incidência de luz. Para pendurar um casaco de couro, use cabides plásticos ou de madeira com ombro largo para evitar deformação. E jamais o guarde se estiver sujo ou úmido de suor ou chuva. Peças de couro liso podem receber uma limpeza básica com pano úmido e produtos de higiene e hidratação para couro, vendidos em lojas especializadas.

Lã, malha e tricô - Tecidos de lã só podem ser lavados com detergente neutro, no processo "delicado" da máquina de lavar. O sabão em pó encolhe e endurece a lã, da mesma forma que a secagem em secadora ou fonte de calor. O correto é colocar no varal, em local fresco e arejado. Malhas e Tricôs só podem ser lavados manualmente no molho com detergente neutro e não podem ser torcidas, centrifugadas ou penduradas porque estiram e deformam.

Camurça - Assim como o couro, por se tratar de pele animal, o ideal é confiar o serviço a uma lavanderia especializada. Tratamentos caseiros normalmente estragam a camurça e o chamois. Deve ser guardada limpa em capa de TNT, em local seco e deixada para "respirar" e tomar ar pelo menos uma vez ao mês em local arejado e fresco.

Veludo - O veludo cotelê pode ser lavado normalmente na máquina de lavar com sabão em pó, mas o uso de secadoras ou estufas causará encolhimento. A secagem pode ser feita com a peça pendurada em local arejado e fresco. A passadoria deve ser feita na temperatura de algodão (180º C), de preferência com sapata de proteção.. 

Mesmo as roupas limpas e bem cuidadas podem ficar com cheiro de guardado após muito tempo no armário. As Dicas são:

- Mesmo não retirando as roupas do armário de tempos em tempos, sempre que possível deixe as portas do guarda-roupa abertas, principalmente em dias quentes e secos, para a as peças poderem respirar e arejar;

- Utilize potes antimofo em cada divisão dos armários. Eles contêm partículas que absorvem a umidade do local e são um bom auxílio na conservação das roupas.


Voltar


Comente sobre essa publicação...