26/04/2024 - Edição 540

Campo Grande

Instituto Mirim investe na qualidade de aprendizado dos adolescentes

Publicado em 15/05/2015 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Com planejamento reformulado, a diretoria do Instituto Mirim de Campo Grande (IMCG) busca qualificar os adolescentes em formação para a atividade fim, que é de atender as empresas da Capital. Os recursos serão direcionados exclusivamente na formação dos adolescentes, na aquisição de equipamentos, melhoria na qualidade do ensino, aquisição de uniformes, investimento na qualificação dos educadores e na aquisição de alimentos para os alunos que estão cursando na instituição.

O Instituto Mirim de Campo Grande forma por ano 1.100 jovens. Hoje, estão trabalhando no mercado 950 adolescentes. Desses 50 são jovens aprendizes que estudam meio período e trabalham no outro turno.

A diretora-executiva Lúcia Elizabete Derucchi comenta que o IMCG voltou a ser ligado a Prefeitura de Campo Grande e observa os aspectos positivos da mudança. “Vamos ter uma administração transparente e de portas abertas para a comunidade. O atendimento será para o Mirim em formação e também para os que estão trabalhando. Teremos também uma gestão voltada para a família, inclusive com cursos para as mães como, por exemplo, o corte de costura”.

O Instituto Mirim tem duas unidades de formação para os adolescentes, uma no Carandá Bosque e a outra no Centro, próximo ao Horto Florestal.

Para o coordenador pedagógico da Unidade do IMCG Centro, Luciano Higashijima, a perspectiva é promissora para o instituto, com a posse da nova diretoria. “Sabemos que a parceria entre a Instituição e a prefeitura é positiva. Os repasses serão feitos integralmente e serão investidos na educação dos adolescentes. Tudo isso vai refletir na melhoria da educação, no ambiente e na atividade fim que é, o adolescente atuando no mercado de trabalho”.

Aos 17 anos, Moisés Gomes de Abreu comemora a conquista do trabalho e agradece o incentivo do pai para ingressar no IMCG. “Com este emprego mudei totalmente o jeito de pensar, tomo atitudes coerentes sou ágil nos serviços. Faço tudo corretamente e pretendo conseguir fazer um curso universitário”, comentou.

Entre as atividades de aprendizado está a oficina de relações sociais e humanas. As aulas são conduzidas pelo professor Gildo Ribeiro do Nascimento. “É uma disciplina que leva o aluno a compreender o trabalho em equipe. Sendo assim, o aluno aprende trabalhar em cooperação mutua. Esta metodologia de ensino é fundamental para o trabalho em equipe. Também estimula o aluno fazer reflexão sobre a conduta e comportamento. Dessa forma tornam proativos e tomam decisões corretas”, frisa o professor.

As aulas de oficina de planejamento estratégico e organização empresarial são de responsabilidade da professora Edir Monteiro. “É fundamental que os alunos aprendam técnicas logísticas, administrativas, telemarketing que são ferramentas necessárias para atender as demandas da atualidade. O planejamento de trabalho também está incluso no aprendizado dos alunos”, frisa a professora.

De acordo com a coordenadora do serviço social do IMCG, Cristiane Sobrinho, os adolescentes são preparados e qualificados para o mercado de trabalho. “Aqui eles aprendem informática básica e avançada, elaboração de ofícios, redação, matemática financeira, atendimento ao público e auxiliar administrativo”.

Segundo a presidente do IMCG, a primeira-dama Andréia Olarte a entidade vai manter contato com empresários da Capital para colocar os adolescentes no mercado de trabalho. “Nós vivemos uma nova etapa na instituição e queremos ver estes jovens trabalhando. Além da qualificação dos jovens vamos nos aproximar das famílias dos mirins e dar o apoio e a atenção necessária para que todos tenham uma qualidade de vida melhor”, completou a primeira-dama.

O prefeito, Gilmar Olarte, considera o Instituto Mirim uma das principais marcas sociais da administração de Campo Grande e iz que por isso mesmo houve a retomada da administração. “Nós queremos manter a qualidade da formação dos jovens que, há três décadas, são formados para o trabalho e para a vida por meio do instituto. Esse trabalho vai continuar e temos a fé de que muitas famílias serão beneficiadas com a formação de seus jovens”.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *