28/03/2024 - Edição 540

Campo Grande

Prefeitura alerta para prevenção da dengue e da febre chikungunya

Publicado em 08/05/2015 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Em decorrência das chuvas previstas para esta estação e dos altos índices de ocorrência de dengue em outros municípios do estado a Prefeitura de Campo Grande alerta a população para a prevenção de doenças como a dengue e a febre chikungunya. Ambas são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, que se reproduz facilmente em ambientes com água parada e sem limpeza adequada.

De acordo com o chefe da Coordenadoria de Controle de Vetores (CCV) da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), Alcides Ferreira, o alerta é necessário porque a maior parte dos focos encontra-se nas residências, o que revela o descuido do munícipe com a própria saúde. “Temos um índice alarmante, onde 80% dos focos são encontrados em residências, por isso pedimos a colaboração de toda a população para o combate ao mosquito”, explica. Portanto, é fundamental que cada um faça a sua parte e mantenha protegidos os possíveis locais de criadouro do transmissor.

Além da conscientização dos munícipes quanto a prevenção, agentes de saúde continuarão com as visitas domiciliares e a executarem as ações específicas em todos os quarteirões onde foram encontrados focos. “É um trabalho ininterrupto, mas ainda assim, é a conscientização do morador que faz a diferença no combate à doença, desde a limpeza das próprias residências a não destinação de lixo em terrenos baldios”, explica Alcides.

Mutirão de combate à dengue

O novo mapeamento da dengue, apontado pelo Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (Lira), divulgado em março, indicou as regiões da cidade com maior incidência do mosquito. A partir daí, a Prefeitura de Campo Grande retomou uma grande mobilização para a eliminação de focos do inseto – os mutirões de combate à dengue.

Esta ação consiste no recolhimento de lixo e entulhos domiciliares que podem ser criadouros dos insetos e conta com 60 agentes de saúde, duas máquinas retroescavadeiras e 10 (dez) caminhões caçamba. Para a realização, cada domicílio recebe visita de um agente de saúde que, além de vistoriar o ambiente em busca de focos do mosquito, alerta o morador para métodos de limpeza e também para indicação dos materiais que podem ser descartados.

Em dezembro de 2014, o mutirão já atendeu as regiões do Guanandi, Vila Jacy e Taquarussu. Desde março, a prefeitura atua nas regiões do Noroeste, Cidade Morena, Nova Lima, Moreninhas, Estrela D´Alva e Jardim Veraneio. Moradores de outras regiões com infestação receberão em breve notificação sobre o cronograma da ação de combate a dengue.

Dengue e Chikungunya

Atualmente, já foram identificados quatro tipos de dengue, uma vez que o vírus causador da doença possui quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. Mas em Campo Grande circulam, atualmente, apenas os tipos 1, 2 e 4. Cada pessoa pode contrair um tipo da doença. A proliferação do mosquito da dengue é causada pelo acúmulo de água parada.

A febre Chikungunya é transmitida pelos mesmos mosquitos transmissores da dengue e da febre amarela. Os sintomas da febre são parecidos com os da dengue, exceto pelas fortes dores nas articulações. Se as dores durarem até 10 dias, a febre é considerada aguda; se durar de 10 dias até três meses é considerada subaguda e se durar acima deste período é classificada como crônica. “As dores podem durar até três anos e, além disso, pode [a doença] deixar lesões irreversíveis nas articulações”, informa Márcia.

Os principais grupos de risco da febre são os recém-nascidos, crianças e idosos, sendo que a letalidade para os recém-nascidos pode chegar a 50%. No entanto, a taxa de mortalidade é menor que o da dengue, que é de 2%, contra 1% da chikungunya.

Como se prevenir da dengue e da febre chikungunya

– Mantenha a caixa d’água sempre fechada com tampa adequada.Mantenha bem tampados tonéis e barris d’água.

– Remova folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas.

– Se você tiver vasos de plantas aquáticas, troque a água e lave o vaso com escova, água e sabão pelos menos uma vez por semana.

– Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje. Encha de areia até a borda os pratinhos dos vasos de planta.

– Lave semanalmente por dentro, com escovas e sabão, os tanques utilizados para armazenar água.

– Guarde garrafas sempre de cabeça para baixo.

– Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada.

– Não jogue lixo em terrenos baldios.

– Entregue seus pneus velhos ao serviço de limpeza urbana ou guarde-os sem água, em local coberto e abrigados da chuva.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *