19/04/2024 - Edição 540

Mato Grosso do Sul

Ministério da Saúde faz visita técnica para habilitar UPA de Dourados

Publicado em 01/05/2015 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O Ministério da Saúde fez na última quarta-feira (29) uma visita técnica à Unidade de Pronto Atendimento Médico (UPA) 24 Horas de Dourados. O trabalho faz parte do processo de habilitação e qualificação da unidade.

Lucas Santiago Vilela, analista técnico da Coordenação Geral de Urgência e Emergência da Secretaria de Atenção à Saúde – órgão do Ministério da Saúde – passou a manhã na UPA. Acompanhado de médicos, enfermeiros e diretores da unidade e da Fundação de Serviços de Saúde de Dourados (Funsaud), ele percorreu todas as dependências, conheceu os locais de atendimento de pacientes, vistoriou e fotografou equipamentos e agora vai fazer um relatório sobre a visita.

Apesar de a UPA de Dourados funcionar desde o ano passado, a Prefeitura ainda não recebe recursos do Ministério da Saúde para custear as despesas e todos os gastos são pagos com dinheiro do próprio município. Com a habilitação e qualificação da UPA, Dourados deve receber R$ 300 mil mensais para as despesas de atendimento. A unidade atende em média 500 pacientes por dia.

AVALIAÇÃO

Após percorrer todas as dependências da UPA, tirar dúvidas sobre o funcionamento e fazer algumas recomendações, Lucas Santiago Vilela se reuniu com os diretores e afirmou ter ficado impressionado com o bom funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento. Segundo ele, a situação encontrada em Dourados é bem diferente da maioria das cidades brasileiras em que fez uma vistoria semelhante.

O diretor clínico Antonio Flávio Bichof explicou ao técnico as medidas adotadas para o funcionamento da UPA, principalmente para agilizar o atendimento e o diagnóstico dos pacientes que chegam à unidade. Segundo ele, a maioria dos casos é resolvida no tempo máximo de 12 horas e a pessoa volta para casa ou é encaminhada para um dos hospitais de referência, com o diagnóstico fechado.

Funcionamento

A UPA de Dourados funciona conforme as regras do Ministério da Saúde e adota o sistema de classificação de risco para determinar quais pacientes são atendidos primeiro. A ordem é estabelecida com base na urgência daqueles em situação mais grave.

Quando o paciente chega à UPA 24h é preenchida a ficha de identificação e ele é encaminhado para a sala de classificação de risco, onde uma equipe qualificada faz a primeira consulta para determinar a urgência do caso. A partir dessa avaliação, o paciente é identificado com pulseiras coloridas que indicam esta gravidade.

As pulseiras são nas cores azul, verde, amarelo e vermelho. Os casos identificados com a cor azul são aqueles que não caracterizam de urgência ou emergência e que podem ser atendidos em outros serviços de saúde. O verde é caso sem gravidade e que pode esperar pelo atendimento, já que não existe risco de morte.

A pulseira amarela é oferecida aos pacientes que precisam de um atendimento com prioridade e a pulseira vermelha é para o paciente que não pode esperar e necessita de um atendimento imediato. Pacientes classificados com pulseiras amarela e vermelha passam a frente de todos quando precisam de atendimento. O sistema é determinado pelo Ministério da Saúde.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *