19/04/2024 - Edição 540

Campo Grande

População deve buscar unidades básicas antes de recorrer a unidades 24h

Publicado em 17/04/2015 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Para aliviar a demanda de atendimento nas três Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) e nos nove Centros Regionais de Saúde 24h, a Secretaria Municipal de Saúde Pública aconselha a população, nos casos de menor gravidade, a procurar as unidades básicas, onde o atendimento é feito mediante agendamento. Em alguns postos, além do clínico geral, há ginecologista e obstetra e até pediatra. As consultas são oferecidas de segunda a sexta-feira. Alguma Unidades Básicas ficam próximas as unidades 24 horas.

Em 13 Unidades Básicas de Saúde há o atendimento no terceiro turno, das 18 às 21 horas, com disponibilidade de 16 consultas diárias por médico. Estão funcionando neste sistema as UBS Coophavila II , Coronel Antonino; Estrela do Sul;São Francisco; Dona Neta; Aero Rancho; Macaúbas; Tiradentes; Universitário; Moreninha III; Albino Coimbra(Santa Carmélia); Caiçara e Silvia Regina. .

De acordo com o secretário-adjunto de Saúde, Gilmar Trevisan, é necessário conscientizar os usuários quanto ao protocolo de atendimento. Com isto, a expectativa é de que assim haja uma procura maior pelas unidades básicas de saúde em casos de baixa complexidade. “O que constatamos hoje é uma menor procura pelas unidades básicas e uma demanda significativa de atendimento de baixa complexidade nas UPA. São pacientes que buscam medicamento, atualização de receita, estão com dor nas costas, de cabeça, verruga e outros procedimentos que poderiam ser feitos nas unidades básicas”, explica o secretário-adjunto.

A metodologia de atendimento das unidades segue a classificação de risco da Qualisus, do Ministério da Saúde, com a Resolução 87, de agosto de 2009. O paciente acolhido na cor vermelha segue o protocolo de urgência, sendo atendido imediatamente; a cor amarela segue um atendimento o mais rápido possível. Classificado como verde, o paciente é considerado não urgente, sendo atendido após a urgência. Já os pacientes com a classificação azul, são consultas de baixa complexidade, sem horário determinado de atendimento, chegando a uma média de seis ou mais horas de espera.

A Prefeitura de Campo Grande vai lançar campanha para conscientizar a população sobre o atendimento das unidades de saúde e o funcionamento do Programa de Classificação de Risco. A princípio, a proposta é divulgar informativos nas unidades básicas (UBS) e de pronto atendimento (UPA) detalhando o uso das cores, que vão do vermelho ao azul, dependendo da gravidade do caso.

Confira AQUI as unidades que atendem das 17 às 21 horas.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *