Semana On

Segunda-Feira 08.ago.2022

Ano X - Nº 499

Legislativo

Agosto Cinza chama atenção para a prevenção de incêndios e queimadas

Mato Grosso do Sul vive uma das piores estiagens dos últimos tempos

Postado em 03 de Agosto de 2022 - Redação Semana On

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Mato Grosso do Sul vive uma das piores estiagens dos últimos tempos e a consequência é o surgimento de focos de calor e incêndios, principalmente na região do Pantanal. Em 22 de julho, o Governo do Estado declarou situação de emergência nos municípios de Corumbá, Ladário, Miranda, Aquidauana, Porto Murtinho, Sonora, Rio Verde de Mato Grosso, Coxim, Bodoquena, Jardim, Bonito, Anastácio, Corguinho e Rio Negro.

Conforme a interface BDQueimadas/INPE (Satélite NPP 375 tarde), nos meses de junho e julho foram registrados 2.165 focos de calor, sendo que somente em Corumbá ocorreram 977 focos. E a situação pode se agravar, pois o Índice Integrado de Seca (IIS), publicado no Boletim de Impactos de Origem Hidro-Geo-Climático em Atividades Estratégicas para o Brasil nº 43, de 14 de junho de 2022, revela a permanência de condições de seca moderada a severa em Mato Grosso do Sul.

O Centro de Proteção Ambiental do Corpo de Bombeiros informou que no período de 1º de junho a 17 de julho já foram queimados 132.525 hectares em mato Grosso do Sul, sendo 83.175 somente no Pantanal.

Como forma de inserir o cidadão sul-mato-grossense no contexto de conscientização, foi criada a Lei Estadual 5.431, que instituiu o Agosto Cinza. Por meio desta norma, o Poder Executivo, por meio das áreas de Educação, Meio Ambiente e Saúde, e em conjunto com as entidades públicas e privadas, pode realizar campanhas de prevenção e combate aos incêndios e queimadas.

Conforme a Lei Estadual 5.431, durante o mês de agosto poderão ser desenvolvidas ações informativas, educativas, palestras, audiências públicas, seminários, conferências, panfletos explicativos para esclarecer e incentivar a população a combater e prevenir os focos de incêndio e queimadas provocadas em zonas urbanas e rurais.

Se Liga 193

A TV ALEMS exibe em sua grade o programa Se Liga 193, que divulga os serviços e ações realizadas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS).

Cada edição possui cinco minutos de duração e pode ser conferida no canal 9 da Claro Net TV ou no Youtube, no canal oficial da TV Assembleia de Mato Grosso do Sul.


Voltar


Comente sobre essa publicação...