Semana On

Quinta-Feira 11.ago.2022

Ano X - Nº 499

Comportamento

5 dicas para ajudar no dever de casa das crianças

Para que a tarefa doméstica renda bons frutos, a parceria entre escola e família deve acontecer

Postado em 02 de Agosto de 2022 - Sistema Educacional Brasileiro

Crédito: Daniela Dimitrova - Pixabay Crédito: Daniela Dimitrova - Pixabay

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Ajudar no dever de casa das crianças é muito importante, mas isso não significa fazer a tarefa no lugar do aluno, é claro. Essa não é a única questão que atormenta pais e responsáveis. O que fazer quando, por exemplo, a rotina é corrida e cheia de compromissos?

O blog Novos Alunos, do Grupo SEB (Sistema Educacional Brasileiro), reuniu diversas dicas para esses momentos fundamentais ao processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. Continue a leitura e confira!

Qual é a importância de ajudar as crianças no dever de casa?

A escola representa um poderoso ambiente de aprendizagem. Além de contar com projetos pedagógicos preparados por especialistas, educadores capacitados e materiais adequados, é ali que a criança tem a socialização — com seus pares e com seus professores — tão rica para a construção do seu conhecimento.

No entanto, esse ambiente não tira a importância da educação em casa. O melhor aproveitamento dos estudantes depende da parceria entre a família e a escola. Isso porque o processo de ensino-aprendizagem continua fora da sala de aula: com as vivências cotidianas, músicas e filmes que complementam a matéria escolar e, é claro, o dever de casa.

1. Divida as responsabilidades em família

Se os pais da criança moram juntos, é fundamental que as responsabilidades sejam divididas para evitar a sobrecarga de um dos dois. Por exemplo, é legal revezar quem leva e busca o filho na escola, quem acompanha a hora das lições, quem faz o preparo das refeições etc.

Caso essa não seja a sua realidade, aposte em cronogramas para organizar ainda mais o seu tempo durante a semana, com dias fixos para cada afazer. Além disso, dependendo da idade do seu filho, é possível incluí-lo nesse planejamento, delegando algumas atividades domésticas para ele. Isso é muito benéfico para o desenvolvimento da responsabilidade desde cedo.

2. Defina um horário fixo para os deveres escolares

Em seguida, defina um horário fixo para apoiar seu filho na realização das atividades. Esse passo é muito importante, já que transforma o apoio no dever de casa em um compromisso compartilhado. A depender da quantidade de lições que seu filho tem, 20 ou 30 minutos podem já ser o suficiente.

3. Auxilie sem tirar a autonomia da criança

Essa é a dica mais importante: os pais não devem tirar a responsabilidade da criança na realização da tarefa. A família deve orientar e apoiar, dando pistas, incentivando, esclarecendo dúvidas, dando exemplos etc. É importante ter paciência e deixar a criança primeiramente tentar sozinha resolver suas atividades de casa.

4. Crie um cantinho de estudos apropriado

Um espaço adequado para os estudos faz bastante diferença na motivação dos pequenos e os ajuda a encarar essa tarefa com mais seriedade. Outro ponto positivo é que as distrações são reduzidas, o que melhora a capacidade de concentração.

5. Acompanhe as devolutivas dos professores

Por fim, esteja sempre de olho nas devolutivas dos professores. Quando uma lição é corrigida, veja as observações deixadas e reforce isso junto ao seu filho. As correções também ajudam os pais a se certificarem que os filhos tenham entendido seus erros e acertos.

Quer mais dicas para ajudar na educação das crianças? Visite o blog Novos Alunos e descubra!


Voltar


Comente sobre essa publicação...