Semana On

Segunda-Feira 08.ago.2022

Ano X - Nº 499

Campo Grande

Prefeitura lança programação alusiva ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+

A primeira celebração é o Sarau ‘Temos Família e Orgulho’, que acontece neste sábado

Postado em 07 de Julho de 2022 - Redação Semana On

Tânia Rêgo - Agência Brasil Tânia Rêgo - Agência Brasil

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A Prefeitura de Campo Grande, via Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos de Campo Grande (SDHU) por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas LGBTQIA+ abre o mês de julho com a programação de eventos em comemoração alusiva ao Dia Internacional do Orgulho, considerado o último dia 28 de junho.

A primeira celebração é o Sarau “Temos Família e Orgulho” um evento pré Parada, que acontece neste sábado (9) às 16h, na Praça Cuiabá. O Sarau, além de comemorar o orgulho das pessoas LGBT+, também é um convite a todas a população que apoia a causa, como também estimular a sociedade a buscar instruções e conhecimentos sobre a orientação de gênero e identidade sexual.

“Nós entendemos que o amor e a compreensão dentro do lar devem sempre prevalecer em relação ao medo do julgamento da sociedade, tendo a família sempre como o alicerce”, acrescenta Cris Stefanny, coordenadora LGBT+ da SDHU e idealizadora dos eventos.

Já no sábado, dia 16, acontecem os Concurso Estadual Mister Trans e Mister Trans Plus Size MS no Teatro Glauce Rocha, com início às 19h. E no dia 22 de julho será realizado o Miss Trans/Travesti 2022 e Miss Trans/Travesti Plus Size no auditório da FETEMS, com início às 18h. Os concursos têm como objetivo valorizar os candidatos e as candidatas participantes, assim como  manter a integração da sociedade. Foram inscritas candidatos e candidatas de Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Corumbá, Ladário, Anastácio, Aquidauana, Coxim e Porto Murtinho.

Ainda segundo Cris, o objetivo dos concursos é a representatividade para além da beleza física. “É essencial termos esse engajamento e visibilidade trans, isso mostra que todos podemos ocupar o papel como protagonista. Nossa expectativa é grande para esse evento, comunicação e interação social fortalecem a causa pela qual lutamos” salienta a idealizadora que também é mulher trans.

E para fechar a Programação de Orgulho LGBTQIA+, no dia 23 julho acontece a grande Parada da Cidadania e Show da Diversidade na Praça do Rádio Clube, com concentração a partir das 14h com previsão de término às 23h. O evento vai contar com atrações musicais, bandas e cantores locais, além de várias outras manifestações culturais como performances, danças e expressões artísticas da comunidade.

Programação

Dia 09/07 – Sarau  “Temos família e orgulho”

Local: Praça Cuiabá, início às 16h, localizado na Rua Dom Aquino com Avenida Duque de Caxias, ao lado da Praça das Araras.

Dia 16/07 – Mister Trans e Mister Trans Plus Size 2022

Local:  Teatro Glauce Rocha, início às 19h, localizado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no R. Ufms, S/N – Universitário.

Dia 22/07 – Miss Trans/travesti e Miss Plus Size Trans/Travesti 2022

Local: Auditório da FETEMS – início às 18h na Rua 26 de Agosto, 2288 – Centro.

Dia 23/07 – Parada da Cidadania e Show da Diversidade

Local: Praça do Rádio Clube, concentração às 14hs – término às 23h. Localizado no Quadrilátero da Av. Afonso Pena e Rua Barão do Rio Branco com Rua Padre João Crippa e Rua Pedro Celestino.


Voltar


Comente sobre essa publicação...