Semana On

Segunda-Feira 08.ago.2022

Ano X - Nº 499

Viver bem

Arritmia cardíaca: saiba quais são os sintomas e consequências

Entenda como detectar quando a frequência do batimento cardíaco está alterada e quais são as consequências que esse quadro pode acarretar

Postado em 05 de Julho de 2022 - Marcelo Hailer – Fórum

Pixabay Pixabay

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Como detectar uma arritmia cardíaca? Para começar, devemos saber que o coração tem um ritmo, é um músculo que bate com uma frequência regular, como um relógio. 

De acordo com o médico Daniel Lopez Rosetti, cada vez que o coração bate, empurra sangue para todo o compartimento arterial e gera o que é chamado de onda de pulso e pulso. Isso é o que você pode sentir em seu pulso, que é a artéria radial, ou você pode senti-lo em sua área do pescoço. Esse é o funcionamento normal do coração, com uma batida e depois outra, como se fosse um relógio. 

Uma arritmia acontece quando o ritmo cardíaco é perturbado e a regularidade normal dos batimentos cardíacos é perdida. 

E quais são as causas da arritmia cardíaca? As motivações são diversas: hipertensão, diabetes, hipertireoidismo. Ao longo, podem trazer consequências à estrutura cardíaca e aos pulsos elétricos, que produzem os batimentos, alterando o ritmo normal.

E como se sabe que tem arritmia? A resposta é simples: tomando o pulso. Para fazer isso, você deve colocar o dedo indicador e os dedos anelar no interior do pulso, na altura do dedão do pé, onde a artéria radial está localizada. 

Há outra maneira de medir o pulso: é olhar no pescoço, sob a mandíbula, para as carótidas de um lado e do outro no chamado pomo de Adão. Você coloca o seu indicador e os dedos anelares e, dessa maneira, sentir o pulso, que é o batimento cardíaco. 

Alguns sintomas da arritmia cardíaca: 

- Palpitações no coração, que podem durar segundos a semanas
- Queda de pressão
- Fadiga
- Falta de ar
- Desmaios
- Enjoos e vertigem


Voltar


Comente sobre essa publicação...