20/04/2024 - Edição 540

Campo Grande

Prefeitura melhora sinalização e reduz em 40% número de acidentes de trânsito com vítimas

Publicado em 24/06/2022 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A modernização do sistema semafórico, o uso da tecnologia para o controle de velocidade com a instalação de equipamentos eletrônicos de fiscalização, combinada intervenções que melhoram a mobilidade urbana, está se refletindo na redução da violência do trânsito em Campo Grande.

Sem considerar 2020 e 2021, quando a pandemia reduziu a circulação de veículos, nos primeiros 5 meses de 2022 o número de acidentes de trânsito com vítima caiu 40,75%, em relação a igual período de 2019. De janeiro a maio daquele ano, foram 2.100 acidentes, em igual período de 2022, essa estatística caiu para 1.492. A quantidade de acidentes sofreu redução de 22,16%, de 3.429 para 2.669.

Na última quarta-feira (22) a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) instalou um equipamento misto na Rua Guia Lopes que controla a velocidade na via, avanço de sinal vermelho, parada sobre a faixa de pedestre e conversão irregular. Perto dali, no cruzamento com a Avenida Salgado Filho, foi registrado um acidente com morte e a causa seria o avanço de sinal. Já está na programação a instalação de um equipamento similar na Salgado Filho.

“Com a implantação desses equipamentos as pessoas passam a respeitar a sinalização reduzindo a velocidade, não avançando o sinal vermelho, respeitando a faixa de pedestre”, explica o diretor-presidente da Agetran, Janine Bruno.

Para a Gerente de Educação para o Trânsito, Ivanise Rotta, os pedestres também precisam se colocar na posição de corresponsáveis pela própria segurança. “A faixa de pedestres foi criada como um local para que o pedestre possa fazer uma travessia com segurança”, ressalta.

Ela reconhece, porém, que só a faixa não é o suficiente. “Por isso, existe a tecnologia para fiscalizar os infratores que insistem em colocar a sua necessidade acima da segurança de todos os atores do trânsito, principalmente os mais vulneráveis”.

Desde 2017, a Prefeitura já instalou 141 semáforos e só neste ano foram, 22. Houve o reordenamento com semaforização das rotatórias da Joaquim Murtinho/ Eduardo Elias Zahran. Nelly Martins/Mato Grosso e Gury Marques/Interlagos. Já estão sendo licitadas as obras de semaforização da rotatória da Avenida Três Barras/ José Airton Nogueira . O mesmo serviço será feito na rotatória da Rui Barbosa/Rachid Neder/14 de Julho.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *