Semana On

Sábado 21.mai.2022

Ano X - Nº 488

Coluna

Começa assim

Os grupos se isolam, buscando segurança. Os grupos viram tribos. As tribos professam a alma e espiritualidade dos seus membros. As demais são corjas de monstros e demônios.

Postado em 13 de Fevereiro de 2014 - Redação Semana On

Dentre os escombros, os enfraquecidos sobreviventes  se reúnem em grupos. Dentre os escombros, os enfraquecidos sobreviventes se reúnem em grupos.

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Começa assim: por falta de força, formam-se grupos. Os grupos fidelizam seus componentes caluniando os demais grupos. O engajamento ao estilo de vida de um grupo alimenta a intolerância em relação aos de fora. Riem das outras tribos. Atribuem adjetivos jocosos, numa brincadeira inocente e ofensiva que transforma a percepção de humanidade no outro grupo.

Os grupos se isolam, buscando segurança. Proíbem o relacionamento com membros externos, criam uma cultura própria, hábitos próprios, raça própria. Os grupos viram tribos. As tribos professam a alma e espiritualidade dos seus membros. As tribos condenam os vícios e erros dos membros das demais tribos. Uma tribo é composta de gente. As demais são corjas de monstros e demônios.

Começa assim: por falta de força, formam-se grupos. Os grupos fidelizam seus componentes caluniando os demais grupos.

As tribos crescem, isolam suas aldeias, celebram o amor às suas rotinas. As tribos inventam seus valores e tradições. As tribos viram nações. As nações temem o primitivismo das tribos vizinhas. Aquelas que jamais serão nações, já que carecem da nossa cultura, nossos valores, nossas tradições. Proliferam-se pela imoralidade e devassidão. As nações, temerosas, erguem fronteiras imaginárias, compram armas, viram Estado.

Os Estados, armados, salivam a espera do primeiro tiro, a primeira gota de sangue, a primeira morte. O tributo que legitima e justifica o mergulho na barbárie, no caos. A ovelha perfeita oferecida ao apocalipse. E o lado vencedor providenciará o enforcamento dos heróis.

Dentre os escombros, os enfraquecidos sobreviventes  se reúnem em grupos.

Começa assim. Termina mal. 


Voltar


Comente sobre essa publicação...