23/04/2024 - Edição 540

Poder

Esquenta Corumbá começa no dia 26 de janeiro e abre o carnaval 2014

Publicado em 09/01/2014 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O Carnaval Cultural – Patrimônio da Alegria de 2014 começa no dia 26 de janeiro com o “Esquenta Corumbá”, programa desenvolvido pela Prefeitura Municipal, por meio da Fundação de Cultura, que promete aquecer a maior folia do centro oeste brasileiro.

A programação foi anunciada nesta semana pela diretora-presidente da Fundação de Cultura, Márcia Rolon, durante o encontro com os dirigentes das agremiações carnavalescas da cidade.

O primeiro grito de carnaval será no dia 26, último domingo de janeiro, com o mais novo programa da Prefeitura Municipal. A proposta é que as baterias das escolas de samba realizem apresentações pela cidade, possibilitando que a população e os turistas entrem no clima carnavalesco.

O programa prevê também desenvolvimento de oficinas com temas como Mestre-Sala e Porta-Bandeira, Comissão de Frente, Fantasia, Alegoria, entre outras. “O Esquenta Corumbá tem como principal objetivo profissionalizar ainda mais as escolas, além de animar a cidade com a apresentação das baterias das escolas de samba, que vão mostrar o seu samba enredo para a população que não pode ir aos ensaios”, explicou Márcia.

Durante o “Esquenta” também será realizada a escolha da Corte de Momo que, este ano, terá as cores da bandeira (verde, amarelo, azul e branco) fazendo uma referência a Copa do Mundo.

 

Confira o festival de comida de boteco de Dourados

Começou ontem (10) e segue até o dia 30 deste o festival “Boteco Dourados”, voltado para a gastronomia de bares e restaurantes noturnos. Durante 20 dias o consumidor poderá percorrer os restaurantes participantes do festival, degustar e votar.

Participam do festival,12 bares e restaurantes que vão oferecer uma variada gama de pratos de comida de boteco, muitos deles apresentando novos sabores e ingredientes, desenvolvidos por chefes de cozinha locais. Alguns pratos, que já são sucesso em outras cidades, estão sendo trazidos para Dourados.

O objetivo é incentivar a culinária local a desenvolver novos sabores, criar mais opções de lazer para a população de Dourados e região, apoiar as empresas locais e ainda apoiar o setor do turismo. Durante o festival aumenta significativamente o faturamento dos bares e restaurantes participantes.

Como participar – Para participar basta ir até o bar ou restaurante participante, que está identificado com um cartaz do evento, consumir o prato inscrito e dar a nota. Fazendo isso ele concorre a uma viagem com acompanhante para Fortaleza, oferecida pela Yantur. Entre os funcionários do restaurante cujo prato for o vencedor será sorteada uma noite com acompanhante no Hotel Ellus.

A escolha – A escolha do prato será por júri técnico e notas dadas pelos consumidores. O júri técnico será formado por um especialista do Senac, um nutricionista do Alphonsus Hotel e um professor de gastronomia da Uems, que vão percorrer os restaurantes de dar as notas aos pratos.

Os participantes – Participam do festival “Boteco Dourados” os seguintes bares e restaurantes: Água Doce Cachaçaria, com o prato Bolinho de Carne de Sol; Boa Brasa Restaurante, com o prato Carneiro ao molho de hortelã; Cantina Mato Grosso, com o prato Filé de tilápia; Genghis Khan Gastronomia Oriental, com o prato Hot Roll à Pantaneira; Jet Chicken, com o prato Mix Jet Chicken; Kanoa Restaurante, com o prato Medalhão de tilápia; Kikão Restaurante, com o prato Picanha à Kikão; Miguita Sabores, com o prato Empanado de tilápia com anéis de cebola; Procópiu’s Boliche, com o prato Picanha à provolone milanesa; Quiosque Chopp Brahma, com o prato Bolinho de feijoada; Regis Restaurante, com o prato Mix Regis e Utida Sushi Bar, com o prato Tempurá de Salmão.

 

Escola Municipal de Circo e Teatro retoma atividades em 2014

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Escola Municipal de Circo e Teatro, abre inscrições para os moradores do município que tenham interesse em participar das atividades relacionadas à prática circense e formação de atores. Os interessados devem procurar o Departamento Municipal de Cultura com os documentos pessoais, das 7h às 13h.

As aulas terão início no sábado, dia 18 de janeiro, das 14h às 17h, na Rua Antônio Carvalho, nº 55, Bairro Santos Dumont, próximo ao Supermercado Nova Estrela, localizado a Avenida Clodoaldo Garcia.

Aqueles que preferirem também poderão fazer sua matrícula no primeiro dia de aula (18/01), no local onde serão realizadas as atividades.

Início – Com início previsto para o próximo dia 18, serão disponibilizadas 20 vagas para a Escola Municipal de Circo e 20 vagas para o curso de formação de atores, sob a coordenação do artista Paulo Sanches, reconhecido como um dos principais nomes no Estado de Mato Grosso do Sul.

Para os interessados na formação de atores serão oferecidas atividades por meio do Grupo de Teatro Libertarte. Já na Escola Municipal de Circo serão desenvolvidas atividades de trapézio, equilibrismo, malabares e tecido.

Inscrições – Os menores de 16 anos deverão se inscrever na companhia dos pais ou responsáveis legais em posse dos documentos pessoais.

Mais informações no Departamento de Cultura pelo telefone (67) 3929-1133.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *