18/04/2024 - Edição 540

Vale um Play

Transforme o seu televisor em um computador

Publicado em 03/04/2015 12:00 - Rafael Naruto

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Muito semelhante a um pen drive o Chromebit assim batizado pela empresa transforma o seu televisor em um computador com o Sistema Operacional Chrome OS. O aparelho deve chegar nas lojas no final do ano e o preço estimado nos Estados Unidos é de US$ 100,00 um investimento demais de acessível para tudo o que o Chrome OS pode fazer.

O Chromebit lembra um pouco o Chromecast, por se conectar a entrada HDMI do seu televisor, porém as semelhanças acabam por aí. O Chromecast como já vimos necessita de um comando externo ou seja, ele é apenas um receptor, já o Chromebit irá projetar toda a experiência do sistema Chrome OS direto para o televisor.

O aparelho foi desenvolvido em parceria com a Asus e o Chromebit é poderoso como um smartphone de médio desempenho. Ele traz um Rockchip 3288 SoC, com uma poderosa GPU ARM Mali 760 quad-core, 2 GB de memória RAM e 16 GB de memória eMMC. Uma entrada USB 2.0, bem como uma conexão WiFi 802.11 e Bluetooth 4.0, também foi confirmada. Uma configuração potente para o tamanho. "A Asus fez um bom trabalho de engenharia, apertando tudo dentro deste aparelho", disse Caesar Sengupta, vice-presidente de produtos do Google.

O Chromebit se mostra versátil e com um design demais de bonito e funcional. Até agora foram apresentados três cores do aparelho, laranja, azul e cinza, porém como o lançamento está previsto para o final do ano, quem sabe possamos esperar por outras variações de cores.

Não sei quanto a vocês, mas sou fissurado pelo sistema Chrome OS e mal posso esperar pela novidade que com certeza Vale um Play.

Leia outros artigos da coluna: Vale um Play

Victor Barone

Jornalista, professor, mestre em Comunicação pela UFMS.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *