Semana On

Quinta-Feira 30.jun.2022

Ano X - Nº 493

Campo Grande

Com a construção de rotatória, trecho final do macro anel deve ser liberado ao tráfego até agosto

A obra foi iniciada há 10 anos, foi destravada, mas dependia do aval da agência reguladora dos transportes terrestres

Postado em 02 de Junho de 2022 - Redação Semana On

Foto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de CG

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Começou a pavimentação na BR-163 de uma das alças de acesso (para os veículos que vêm em direção a Campo Grande) da rotatória de acesso ao trecho norte do macro anel rodoviária, continuidade à BR-060, conexão com as saídas de Rochedo, Aquidauana e Sidrolândia. Com o avanço das obras, a expectativa é de que ainda durante o mês de agosto, aniversário da cidade, seja inaugurado o trecho final do anel. A obra foi iniciada há 10 anos, foi destravada, mas dependia do aval da agência reguladora dos transportes terrestres.

Ano passado, após dois anos de gestão da Prefeitura, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou o DNIT a executar a obra que não pode feita pelo município porque está na faixa de domínio da rodovia administrada pela CCR, uma concessionária privada.

Estão sendo investidos R$ 3,2 milhões na construção da rotatória que foi licitada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte. São 600 metros de alças de acesso e retornos que serão sinalizados para ordenar a circulação viária no local.

Obra retomada

Para retomar em 2018 as obras do macroanel, paradas desde 2014, a Prefeitura de Campo Grande teve de fazer readequações no projeto e negociar junto ao Governo Federal a suplementação de recursos para custear intervenções que não estavam previstas no convênio original, firmado em 2009.

No trecho entre as saídas de Rochedinho e Cuiabá, por exemplo, quando foi retomada a terraplanagem, constatou-se a necessidade de dois “colchões” de pedras para drenagem da água de duas nascentes localizadas no trecho, em nova sondagem. São estruturas de 250 metros de extensão, cada um, com dois drenos laterais. Isto evita que a água aflore, arrastando o aterro da pista.

Também foram feitas mudanças nos projetos das três rotatórias para comportar o tráfego de caminhões pesados, como as carretas bitrens, parte do tráfego pesado que o trecho vai absorver, migrando da Avenida Cônsul Trad. A rotatória da MS-080 teve de ser redimensionada para se adequar a duplicação deste trecho da rodovia. Foi preciso negociar com o proprietário da fazenda localizado às margens, que cedeu 10 hectares para servir de faixa de domínio da rodovia.

A Prefeitura também teve que concluir a negociação com os proprietários que tinham áreas no traçado do macroanel, que atravessou 46 propriedades. Dos 24 quilômetros de todo o trajeto, foram executados os últimos seis quilômetros, entre as saídas de Rochedinho e Cuiabá. No quilômetro final, antes de chegar a BR-163 foi preciso negociar a desapropriação com os proprietários das áreas que margeiam a rodovia.

Logística

O setor norte do macroanel foi projetado para ligar as saídas de Cuiabá e Aquidauana (BR-262), passando pelas saídas de Rochedinho e Rochedo (etapa em execução). Os caminhões de cargas que tenham como destino o núcleo industrial do Indubrasil ou a saída de São Paulo terão uma alternativa de tráfego sem passar pelo Centro da cidade.

A gestão também retomou a implantação do trecho final do macroanel, extensão da BR-060, entre as saídas para Rochedo (MS-080) e Cuiabá, passando pela MS-010 (saída para Rochedinho). Foram construídas duas rotatórias na confluência com as duas rodovias estaduais.


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