Semana On

Quinta-Feira 30.jun.2022

Ano X - Nº 493

Campo Grande

Prefeitura firma parceria que garante reflorestamento e conscientização ambiental na Região do Segredo

Já foram plantadas mais de 30 mil árvores na região

Postado em 02 de Junho de 2022 - Redação Semana On

Foto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de CG

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A parceria firmada entre a Prefeitura de Campo Grande e a empresa social Ecoplantar está garantindo o reflorestamento e conscientização ambiental na Região do Segredo. O Termo de Autorização de Uso de Área de 9 mil m2, localizada no Parque Linear do Segredo, na Avenida Prefeito Heráclito José Diniz de Figueiredo, Bairro Seminário, foi assinado no último dia 1º.

A prefeita Adriane Lopes destacou a importância da parceria. “Trabalhamos para a preservação do meio ambiente e parcerias como essa garantem a recomposição da arborização da região, fomentam ações de proteção ambiental, promovem a conscientização ambiental e a sustentabilidade”.

“Aguardávamos a oficialização dessa permissão que auxiliará na formação de parcerias dispostas a investirem na restauração da mata ciliar do Córrego Segredo, visando a preservação da sua nascente. Bem como, a manutenção do local que hoje é morada de mais de 80 espécies de animais”, afirmou Marcos Eduardo Kirst, fundador da Ecoplantar.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Luís Eduardo Costa, também assinou o termo e pontuou a relevância de cooperações para a preservação do meio ambiente. “Gostaríamos que mais empresas e instituições fossem nossas parceiras na preservação das Áreas de Proteção Permanente, na promoção da arborização urbana e da educação ambiental, pois tudo está relacionado à qualidade de vida da nossa população, à preservação dos recursos naturais”.

No local funciona o primeiro Drive Thru Ecológico do Brasil, iniciativa que já foi multiplicada em outros municípios. A área hoje é berçário para a reprodução de diversas espécies nativas de árvores como a copaíba, imbaúba, cabreúva, imbaúba, angico, paineira, pau-ferro entre outras que garantem moradia e alimento aos pássaros, peixes e demais animais.

Nesta parte do Córrego Segredo já foram plantadas mais de 30 mil árvores, inclusive sendo possível avistar lontras, predadores do topo da cadeia onde a a presença é indicador de qualidade ambiental.

A Ecoplantar também promove ações de educação ambiental, integrando comunidades, escolas, empresas, cooperativa, poder público e indústrias na viabilização da economia circular.

A empresa social iniciou o plantio de espécies nativas na mata ciliar do Córrego Segredo juntamente com a população. Uma a uma está sendo formada uma floresta urbana, que permite a restauração do ecossistema e da biodiversidade do local. A iniciativa contempla várias ODSs como: a Cidades e Comunidades Sustentáveis, Ação Contra a Mudança Global do Clima, Vida na Água e Vida Terrestre.


Voltar


Comente sobre essa publicação...