Semana On

Terça-Feira 05.jul.2022

Ano X - Nº 494

Mato Grosso do Sul

Em Maracaju, governador entrega acesso à Fundação MS e concede licença ambiental à usina que deve gerar 650 empregos

Reinaldo abriu a Showtec, a maior feira agropecuária de Mato Grosso do Sul

Postado em 26 de Maio de 2022 - Redação Semana On

Foto: Assessoria de Imprensa do Governo de MS

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Apenas três meses após o início das obras, o governador Reinaldo Azambuja entregou no último dia 25, em Maracaju, a pavimentação asfáltica e drenagem de águas pluviais da Rua Germano Bellan, que dá acesso a Fundação MS, palco da Showtec, em um investimento de R$ 2,226 milhões. Ele também concedeu licença ambiental para a 2ª usina de etanol de milho do Estado, que vai gerar 650 empregos diretos e indiretos.

Na inauguração da maior feira agropecuária de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja destacou a importância dos investimentos em ciência e tecnologia, a expansão do agronegócio e comentou sobre a Rota Bioceânica.

"Somos o Estado que mais investe em ciência e tecnologia do Brasil e esse é o trabalho da Fundação MS. Mato Grosso do Sul avançou muito em área plantada, passamos de 1,5 milhão de hectares para 3 milhões e a Fundação MS tem um papel importante nessa expansão. Não é à toa que a Folha de S. Paulo deu que Mato Grosso do Sul tem o maior crescimento do PIB da década. Eu não tenho dúvida de que vamos chegar a 5 milhões de hectares de área plantada e passar de 2 milhões de hectares de florestas plantadas", disse o governador.

A Fundação MS é um centro de pesquisa e difusão de tecnologias agropecuárias que trabalha em parceria com o Governo do Estado no desenvolvimento de técnicas de modernização da agricultura. Ela realiza todos os anos a Showtec, maior feira do agro de Mato Grosso do Sul. 

Em dias de evento, o trânsito de expositores e visitantes é intenso. Somente na edição deste ano, são esperadas 16 mil pessoas em três dias de evento. 

A obra de pavimentação foi executada com recursos do Pró-Desenvolve, o Fundo Estadual Pró-Desenvolvimento Econômico, administrado pela Semagro (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar). 

O prefeito de Maracaju, José Marcos Calderan, elogiou a gestão municipalista e enfatizou a importância da entrega do asfalto. "A importância dessa obra é a importância da Fundação MS com a tecnologia agrícola e desenvolvimento para a nossa região de Maracaju. Aí você tem toda a questão de receber muitos visitantes de fora. A pavimentação dá mais segurança e conforto para quem vai ao Showtec".

O presidente da Fundação MS, Luciano Muzzi, também agradeceu o apoio do Governo do Estado. "Este ano, o governador Reinaldo Azambuja nos presenteia com o asfalto. Perdi as contas de quantas vezes foi prometido e o governador de pronto decidiu fazer. Muito obrigado pelo apoio à Fundação MS e ao Showtec".

Presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Paulo Corrêa também elogiou os investimentos estaduais. "Estamos muito contentes com os investimentos do Governo. Este acesso à Showtec é importantíssimo, garantindo segurança e conforto, para esse lugar de ciência e tecnologia".

Já sobre o novo corredor logístico, Reinaldo Azambuja falou da reportagem publicada no jornal inglês The Economist. "O The Economist deu a matéria de que a Rota Bioceânica é o novo Canal do Panamá", lembrou.

A reportagem fala sobre os investimentos da Rota Bioceânica e os impactos econômicos, sociais e ambientais, principalmente na região do Chaco paraguaio. 

Fundação MS

Criada em 18 de março de 1992, por produtores rurais com o objetivo de gerar e adaptar tecnologias para apoiar o crescimento da área cultivada em Mato Grosso do Sul, a Fundação MS é uma empresa privada, sem fins lucrativos e com certificados de utilidade pública federal, estadual e municipal.  

Até hoje a entidade é liderada por um conselho, composto por produtores rurais e dirigida em conjunto com pesquisadores, que há 25 anos realizam o Showtec, maior mostra de tecnologia do agro de Mato Grosso do Sul, que reúne consumidores e estudiosos do setor.

Mais empregos

Também no Showtec, o governador Reinaldo Azambuja entregou a licença ambiental à Usina de Etanol Neomille. 

Por meio do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), o Governo do Estado concedeu licença ambiental do empreendimento da empresa Neomille em Maracaju, a 2ª usina de etanol de milho no Estado. 

A Neomille é um empreendimento do Grupo CerradinhoBio, maior complexo produtor de bioenergia da América Latina, com unidades industriais em Chapadão do Céu (GO). A usina será instalada às margens da rodovia MS-157, em uma área de 115 hectares e investimento estimado em R$ 1 bilhão e geração de 150 empregos diretos e cerca de 500 indiretos. 

Segundo o grupo, serão processadas 1,2 milhão de toneladas de milho por ano, assim que a operação começar. A indústria é licenciada para produção de 537 mil m³/ano de etanol, além de subprodutos como o DDG, ou farelo de milho (1.086 toneladas/dia), geração de 44 MW de energia e produção de 58 mil litros de óleo de milho ao dia. 

Com essa licença, a empresa poderá, efetivamente, iniciar os trabalhos de construção do complexo industrial.  As obras de instalação devem se estender por todo ano de 2022 e no ano que vem a usina entra em operação. 

A primeira usina de etanol de milho em processo de instalação no Estado é a Inpasa Agroindustrial, em Dourados, que começou as obras no ano passado e tem previsão de ser concluída até fim desse ano. 

Reinaldo Azambuja recebeu ainda uma homenagem pelo apoio durante a trajetória da Fundação MS. Foram três placas de homenagens entregues em alusão aos 30 anos da Fundação MS e aos 25 anos de realização do Showtec.

Além de Reinaldo Azambuja, foram homenageados o ex-secretário estadual de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel e a deputada federal e ex-ministra da Agricultura e Pecuária Tereza Cristina, que não pode comparecer à cerimônia, mas enviou um vídeo de agradecimento.

Showtec 

Destinado aos produtores rurais, consultores, pesquisadores, técnicos, estudantes e profissionais que atuam ou querem atuar no agro, o Showtec é uma feira anual, onde são apresentados lançamentos, inovações tecnológicas, sistemas de produção, palestras técnicas e resultados de pesquisa que contribuem para a sustentabilidade do agronegócio brasileiro. 

O evento é a maior feira de tecnologia do agro de Mato Grosso do Sul e uma das maiores do Brasil. Há 25 anos agrega em um só local as mais relevantes tecnologias e informações, de uma forma direta e aplicável a produtores rurais e agentes do agro brasileiro, principalmente da região Centro-Oeste.

A feira acontece até sexta-feira (27), com 130 expositores de maquinários, equipamentos e insumos.

Também participaram do evento o presidente da Famasul, Marcelo Bertoni; presidente da OCB/MS, Celso Ramos Régis; presidente da Aprosoja/MS, André Dobashi; secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck; diretor-presidente do Imasul, André Borges; o deputado estadual Renato Câmara; e os ex-secretários Eduardo Riedel e Geraldo Resende, entre diversas autoridades.


Voltar


Comente sobre essa publicação...