Semana On

Quinta-Feira 30.jun.2022

Ano X - Nº 493

Legislativo

Projeto quer desconto de 50% no transporte intermunicipal para estudantes no MS

Proposta de Pedro Kemp pode beneficiar milhares de jovens

Postado em 18 de Maio de 2022 - Redação Semana On

Foto: Assessoria de Imprensa da ALEMS

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Estudantes em viagem intermunicipal em Mato Grosso do Sul podem ganhar 50% de desconto nas passagens, caso o Projeto de Lei 114/2022, apresentado pelo deputado Pedro Kemp (PT), seja aprovado.

Para concessão do benefício, o projeto dispõe que será levado em consideração a condição de renda pessoal mensal igual ou inferior a dois salários mínimos e a apresentação da carteira de identificação estudantil emitida pelas entidades estaduais e municipais, pelos Diretórios Centrais dos Estudantes (DCEs) e pelos centros e diretórios acadêmicos com prazo de validade renovável a cada ano.

O parlamentar justificou que o Estatuto da Juventude, instituído pela Lei Federal  12.852 de 5 de agosto de 2013, no capítulo destinado ao direito a mobilidade da juventude, já concede o direito ao desconto de 50% nas passagens do transporte interestadual, com a reserva de duas vagas por veículo.

“As entidades e movimentos organizados estudantis do Estado há muito reivindicam a extensão do desconto para o deslocamento de estudantes entre os municípios, tendo em conta que, de acordo com a justificativa dos estudantes, é nesta modalidade de deslocamento que concentra a maior necessidade do transporte terrestre”, explicou o deputado. A proposta agora segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).


Voltar


Comente sobre essa publicação...