19/03/2024 - Edição 540

Campo Grande

Prefeitura conclui revitalização da Rui Barbosa entre as avenidas Mato Grosso e Rachid Neder

Publicado em 18/05/2022 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Quem passa pela Rua Rui Barbosa, entre as avenidas Mato Grosso e Rachid Neder já pode conferir uma paisagem mais acessível e revitalizada com os serviços executados. Foi feito reforço na drenagem, recapeamento, rampas de acessibilidade e, agora, finalizando com a sinalização horizontal, vertical e semafórica. Também foram instalados abrigos de ônibus e piso rígido.

O trecho que faz parte das obras da segunda etapa do Reviva Campo Grande foi entregue à população no último dia 16. A região compreende o início dos 7 km da Rui Barbosa, que segue até a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Os motoristas devem ficar atentos quanto às mudanças no trânsito, já que com a revitalização, a Rui Barbosa, a partir da Rua Amazonas até a Avenida Rachid Neder, ganhou sentido único.

Com um ano de obra, a área central já está ganhando cara nova, modificando para melhor o centro da cidade. Já é possível ver a grande transformação que está sendo feita em mais de 80 quadras no quadrilátero que vai da Avenida Fernando Corrêa da Costa até a Avenida Mato Grosso, e da Avenida Calógeras até a Rua José Antônio.

As obras de requalificação do microcentro fazem parte do Programa Reviva Campo Grande, o mesmo que promoveu a transformação da Rua 14 de Julho, entregue à população em 2019. São recursos oriundos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) com destinação específica, ou seja, só podem ser aplicados na região central da capital, justamente para “reviver” a área que não recebia investimentos há mais de 40 anos.

Grupos de whatsapp e equipes volantes avisam diariamente os comerciantes impactados com a sujeira e trechos interditados da obra. A comerciante Rosilda Ferreira, afirma que é sempre avisada quanto ao andamento dos serviços. “Tenho certeza que a Rui Barbosa e as imediações precisavam dessa revitalização. Está ficando muito lindo e ficará melhor ainda”, afirma ela que tem uma loja de sorvetes, açaí e bebidas na Rua Rui Barbosa.

O prazo de conclusão dos serviços, conforme previsto em contrato, é de 15 meses. Com várias frentes de obras sendo executadas, já foram concluídos 65% do total. “Falta pouco para vermos o centro renovado e resgatarmos o sentimento de pertencimento daquele lugar. Com a requalificação, queremos trazer moradia, mais investimentos, movimentar a vida noturna, atrair negócios e fazer a economia girar. Uma obra desse porte vai ser boa para toda a população”, avalia a coordenadora do Reviva Campo Grande, Catiana Sabadin.

A prefeita Adriane Lopes lembra que as obras executadas na 14 de julho e as intervenções em andamento no microcentro garantem mais qualidade de vida ao cidadão. “Neste cenário o pedestre tem mais espaço para andar. A pessoa com deficiência pode transitar tranquilamente sem se deparar com buracos ou guias muito altas, já que as intervenções para garantir a acessibilidade universal foram, inclusive, acompanhadas por eles. A iluminação em led vai dar mais segurança, o asfalto novo se traduz em maior mobilidade, as calçadas padronizadas somam à um ir e vir mais tranquilo. Sem falar nas árvores que, além de embelezar o ambiente, contribuem para o conforto térmico”.

Novas interdições

Com as obras em ritmo acelerado, fique atento às interdições nesta terça-feira (17). Amanhã a Rua Pedro Celestino, entre as ruas Marechal Rondon e Dom Aquino, ficará parcialmente fechada para a passagem de iluminação. A previsão de liberação é para o mesmo dia. Já a Rua Dom Aquino, entre as ruas Pedro Celestino e Rui Barbosa, ficará parcialmente fechada para obra de remendos superficiais, também com previsão de liberação nesta terça mesmo.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *