Coluna
Dirigido por Wim Wenders e Juliano Salgado, o filme revela o fotógrafo, o homem e o pai Sebastião Salgado.
Postado em 27 de Março de 2015 - Elis Regina Nogueira
Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.
O documentário O Sal da Terra, teve estreia nacional na última quinta-feira, dia 26, e espero que chegue a uma das três redes de cinema que temos em Campo Grande (MS).
Sebastião Salgado, apesar de não ser uma unanimidade, é hoje um dos mais importantes e atuantes fotógrafos do mundo. Se transformou em um observador da vida humana e com suas lentes registra êxodos, migrações, miséria, genocídios, secas, trabalhos que duram longos anos e são documentos pontuais do século 21.
A abordagem do documentário é múltipla e permite várias leituras que mostram o homem ambientalista, o pai, e o fotógrafo, em seu processo de trabalho.
Para os apaixonados por imagens , o filme é uma aula, com um mestre da fotografia documental. E nisso reside o grande êxito do filme: mostrar os bastidores e o processo criativo de Salgado.
O filme, dirigido por seu filho Juliano Salgado e pelo grande diretor alemão Wim Wenders, de Paris Texas, Asas do Desejo entre outros (aliás, um grande e interessante fotógrafo), foi premiado na sessão Un Certain Regard do Festival de Cannes 2014, recebeu o César de melhor documentário e indicado ao Oscar desse ano na categoria documentário.
Enquanto o filme não chega por aqui compartilho com vocês o trailer e uma entrevista de Juliano e Wim Wenders comentado como foi revelar Sebastião Salgado para o mundo.
Entrevista
Trailer oficial