28/03/2024 - Edição 540

True Colors

Conheça 5 profissionais trans inspiradores que se destacam no LinkedIn

Publicado em 28/04/2022 12:00 - Catraca Livre

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O mercado de trabalho, como reflexo da sociedade, é muito resistente à presença de profissionais trans. O estigma social dos transgêneros é mais uma barreira num país que já sofre com o desemprego e com a precarização dos direitos dos trabalhadores.

Segundo a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), 6% das pessoas transgêneros e travestis estão empregadas e muitas precisam recorrer à informalidade e a subempregos para sobreviver.

Para superar essa questão, é preciso debater e lutar pela inclusão de pessoas trans em empregos formais e no acesso a cursos universitários e de capacitação, o que resultaria em mais qualificação e empregabilidade.

Separamos cinco profissionais trans inspiradores para acompanhar no LinkedIn. Veja:

Maitê Schneider

Fundadora do TransEmpregos, o maior banco de dados de currículos e vagas para pessoas trans do Brasil, a curitibana Maitê Schneider mora em São Paulo e atua em várias frentes para mudar o panorama que afeta os transexuais.

Ela, que também é criadora do mais antigo portal da diversidade no Brasil, a Casa da Maitê, faz parte de diversos projetos sociais voltados para a capacitação e inserção de pessoas transgêneras no mercado de trabalho.

Além do gerenciamento do TransEmpregos, ela está à frente da rede Empodera Trans e do projeto Trans-Formação, realizado em parceria com o Google, é co-fundadora do Transgrupo Marcela Prado e madrinha da Casa Florescer.

Noah Scheffel

Fundador e CEO do EducaTRANSforma, que oferece capacitação gratuita e de consultoria em empregabilidade para pessoas transgênero em tecnologia e inovação, Noah Scheffel foi selecionado como Top Influencer LinkedIn, título oferecido pela própria rede social.

Especializado em diversidade, minorias e inclusão, ele trabalha há mais de 15 anos no ramo de tecnologia e abre caminho na área para outros transexuais.

Scheffel compartilha as suas experiências no LinkedIn e estimula a participação de pessoas trans no ambiente organizacional e desenvolve produtos e serviços representativos.

Gabriela Augusto

Gabriela Augusto é diretora e fundadora da Transcendemos Consultoria, que atua em questões inclusivas e de diversidade em organizações como Gerdau, Google, Kraft-Heinz e Citi.

Laureada no LinkedIn Top Voice 2020 e Forbes Under 30, ela procura evitar que outras pessoas trans passem por situações desagradáveis e desrespeitosas em empresas.

Gabriela debate a diversidade e a inclusão para dar visibilidade e equidade nos ambientes corporativos e no mercado de trabalho.

Athos Souza

Produtor de programas e projetos sociais, Athos Souza é militante de assuntos relacionados à identidade de gênero, saúde e transmasculinidade.

Ele é educador comunitário da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e desenvolve estudos e pesquisas clínicas que envolvem a população LGBTQIA+.

Athos também é colaborador no Instituto SauDiversidade, uma organização não governamental que visa promover a educação e informação sobre saúde integral com foco nas diversidades.

Victória Corotto

Linkedin Top Voice 2022, Victória Corotto é consultora em diversidade com foco na capacitação gratuita e inserção de pessoas trans no mercado de trabalho.

Uma das primeiras estudantes do EducaTRANSforma, ela agora atua na gestão de pessoas do mesmo projeto.

Victória usa o LinkedIn para fomentar a participação de travestis e transgêneros no mercado de trabalho, na capacitação na área de TI e na sociedade brasileira como um todo.

Leia outros artigos da coluna: True Colors

Victor Barone

Jornalista, professor, mestre em Comunicação pela UFMS.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *