18/04/2024 - Edição 540

Campo Grande

Sesau monta cronograma de vacinação

Publicado em 27/03/2015 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau) tem recebido, desde o segundo semestre de 2014, volume reduzido de vacinas para atender as unidades de saúde de Campo Grande. O que mais tem refletido nesse déficit é a vacina BCG, indicada para os recém-nascidos, para evitar a tuberculose. Para amenizar essa redução, evitar desperdícios e ainda garantir que mais crianças sejam imunizadas, foi criado um cronograma de vacinas, que permite a organização de todos os distritos sanitários e Unidades Básicas de Saúde na aplicação dessas vacinas com data e hora agendada.

A enfermeira da Coordenadoria de Imunização da Sesau, Simone Ygashi, explica que ao abrir um frasco, que contém dez doses, ele tem que ser consumido em até seis horas, pois perde a eficácia depois de ter o lacre rompido. “Para evitar que esse desperdício ocorra, criamos o cronograma com data marcada para cada vacina e, assim, garantir que mais recém-nascidos sejam imunizados”, explica.

Assim como em outras cidades brasileiras, Campo Grande também deixou de receber do Ministério da Saúde a quantia necessária para a demanda de recém-nascidos. A justificativa é que o laboratório responsável pela produção da vacina está passando por reformas e isso prejudicou a distribuição das ampolas.

Antes da redução, a Sesau recebia 1.500 frascos da vacina por mês, cada frasco contém 10 doses, o que garantia a imunização de até 15 mil crianças. No último mês, a Secretaria recebeu apenas 10 ampolas, isso é, 100 doses da vacina. A situação deu início no segundo semestre de 2014, quando foi criado o Cronograma de Vacinação e a previsão de normalização é entre abril e maio de 2015.

A orientação da Sesau é que os pais estejam atentos ao cronograma de vacinação para garantir a imunização. Outras informações pelo telefone 3314-3062.

Confira AQUI o cronograma de vacinação.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *